O bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Geraldo Salgado-Neto publicou, no último dia 10 de janeiro de 2018, um artigo de 25 páginas, sobre dispersão da podridão da soja na revista Scientific Reports - Sci. Rep. (ISSN: 2045-2322), indexada na Nature, uma das mais importantes publicações científicas do mundo.
Scientific Reports é uma revista científica de renome na área e respeitada em todo o mundo, de acesso aberto on-line, publicada pelo Nature Publishing Group, abrangendo áreas das ciências naturais.
O manuscrito foi confeccionado durante o doutorado no Programa de pós-graduação em Agronomia (PPGA/UFSM), na Universidade Federal de Santa Maria-RS e trata da inoculação ou assentamento sobre a planta hospedeira.
"A importância científica e econômica da podridão radicular da soja justifica o estudo desta doença, especialmente a dispersão de inóculos de patógenos radiculares por insetos. O objetivo foi identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente o papel de Cycloneda sanguinea (Linnaeus) na dispersão de inóculos de fitopatógenos radiculares em soja cultivada.
Os fungos foram identificados em nível de espécie por extração e sequenciamento do DNA de larvas e adultos de C. sanguínea. Indivíduos foram dissecados e separados em partes: cutícula, aparelho bucal, protórax, e aparelho digestivo (canal alimentar). "Revelou Salgado.
Foto: arquivo pessoal
O DNA extraído foi amplificado na região ITS, sequenciado e comparado com sequências voucher depositadas no GenBank. Sequências nucleotídicas ITS1-5.8S foram identificadas nas regiões do rDNA-ITS4 DNA ribossomal.
Este é o primeiro registro da dispersão de Macrophomina phaseolina (Tassi) (Sphaeropsidales: Botryosphaeriaceae), complexo de espécies Fusarium incarnatum-equiseti (FIESC), e Fusarium commune Skovgaard, O'Donnell & Nirenberg pelo coccinelídeo C. sanguínea em lavouras de soja brasileiras.