As autoridades tailandesas mandaram neste domingo (8) esvaziar a área para a operação de resgate dos meninos de 11 a 16 anos e do técnico de futebol, presos em uma caverna no distrito de Chiang Rai, na Tailândia, há duas semanas. O anúncio da evacuação foi do comandante da polícia Komsan Sa-ardluan em um alto-falante, segundo "The Guardian".
"Aqueles não relacionados à operação de resgate, por favor, evacuem a área imediatamente", disse Komsan Sa-ardluan. Não foi confirmada, porém, a retirada do grupo neste domingo. As autoridades já informaram que o resgate pode levar muitas horas. A região tem nuvens escuras da época de monções sobre o norte montanhoso do país na manhã deste domingo.
As autoridades também pediram para ninguém tirar fotos durante a operação. "Aqueles não relacionados à operação de resgate, por favor, saiam da área imediatamente", afirmou o comandante da polícia. Uma coletiva de imprensa está prevista para começar.
O grupo dos meninos e do técnico foi encontrado pelas autoridades na segunda-feira passada (2). Eles estavam desaparecidos desde 23 de junho, após um treino de futebol. Por causa do tempo ruim, eles entraram numa caverna para se abrigar, mas foram surpreendidos por uma inundação. Bicicletas, calçados e outros pertecendes foram localizados na entrada de uma gruta por uma equipe de oficiais do Parque Natural Tham Luang-Khun Nam Nang, na província de Chiang Rai.
As equipes de resgate procuravam pelo grupo apoiadas por militares, policiais, mergulhadores e analistas internacionais. As buscas foram dificultadas por chuvas e inundações, que bloquearam a entrada principal da caverna de aproximadamente 10km de comprimento. As galerias "inundadas" teriam impedido que as pessoas presas deixassem o local.