noticias133 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Política

Em entrevista ao JM Digital, Gustavo Terra expõe novidades sobre o seu governo

Prefeito eleito assume no dia 1° de janeiro

Publicada em 07/12/20 às 11:58h

Leonardo Reis


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em entrevista ao JM Digital, Gustavo Terra expõe novidades sobre o seu governo  Compartilhar a noticia Em entrevista ao JM Digital, Gustavo Terra expõe novidades sobre o seu governo  Compartilhar a noticia Em entrevista ao JM Digital, Gustavo Terra expõe novidades sobre o seu governo

Link da Notícia:

Em entrevista ao JM Digital, Gustavo Terra expõe novidades sobre o seu governo
Jefferson da Silveira e o prefeito eleito Gustavo Terra.  (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)




Na tarde da última sexta-feira, dia 4, o prefeito eleito Gustavo Terra (PP) concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Manchete Digital. Entre os assuntos discutidos estão os nomes escolhidos para a composição do secretariado e as medidas de atuação contra o coronavírus.

Eleito com 43,53% dos votos válidos, Gustavo busca dar continuidade à gestão do atual do prefeito Guga - também do PP -, procurando melhorias pontuais com o intuito de economizar de verbas e melhor gerir o município.

Gustavo Terra fez questão de destacar que a definição dos secretários foi totalmente profissional e desvinculada da eleição: “Antes do pleito, não havíamos tratado de cargos. Não utilizamos cargos na prefeitura como moeda de troca em busca de apoio.”

O prefeito eleito também ressaltou que, enquanto os cargos considerados de primeiro escalão - chefia de secretarias - já foram deliberados, cargos subordinados a essas esferas irão sendo estabelecidos até os primeiros meses de 2021.

Questões referentes ao remanejamento de pessoas e a união de diferentes secretarias já estão sendo definidas. Um exemplo disso é a junção das secretarias do Meio Ambiente e do Agronegócio: “Penso que as duas secretarias devem funcionar em comum acordo. Pois todos os pontos da agropecuária, chegando até a agricultura familiar, devem ser aprovados do ponto de vista ambiental.”, explicou Gustavo Terra.

A diminuição de secretarias é uma das frentes que recebem mais atenção do prefeito eleito. A justificativa é de que uma gestão eficaz e com mais possibilidade de investimentos depende diretamente de responsabilidade econômica: “Temos uma preocupação muito grande gestão, com manutenção do caixa. Temos que gastar menos do que recebemos.”, ressaltou.

Nesse sentido, a secretaria de cultura passa a ser administrada pelo próprio prefeito. A limitação de ações relacionadas à cultura, causada pela pandemia, foi o que motivou tal resolução: “Estamos começando uma nova onda da pandemia, o que provavelmente vai afetar os eventos culturais do primeiro semestre de 2012. Julguei não ser necessário escalar um secretário de cultura nesse momento, pois estaria impossibilitado de realizar eventos.”, disse Gustavo Terra.




O prefeito também fez questão ressaltar que dois dos principais eventos da cidade, o desfile do carnaval e a Expotupã - prevista para meados de maio de 2021 -, também dependem das condições sanitárias para suas realizações: “Caso a segunda onda (de COVID) se propague e tenhamos bandeira vermelha, festas como o carnaval infelizmente terão de ser canceladas.”

Com tais medidas de diminuição de secretarias, o prefeito calcula uma economia anual de cerca de 300 mil reais no balanço do município; dinheiro que será investido em infraestrutura. Composto de um misto de nomes conhecidos pela comunidade e de outros que começam a despontar, o quadro de secretários da próxima administração, que se inicia em 1º de janeiro de 2021, está assim:


  • SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO: Giovani Dalmás
  • SECRETARIA DO PLANEJAMENTO: Ezequiel Cela
  • SECRETARIA DA FAZENDA: Adriana Facco de Souza
  • SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL: primeira-dama, Bárbara Almeida
  • SECRETARIA DE OBRAS: Gerson Franco Moraes
  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: Rosane Didoné
  • SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE: Márcio Teixeira Dias (vice-prefeito)
  • SECRETARIA DA SAÚDE: Vinícius Nagera


Quanto à filosofia de governo, Gustavo Terra falou que governará da mesma maneira para toda a comunidade de Tupanciretã: “Não existe separação no nosso governo. Daquele que produz uma alface até quem produz 15 mil hectares de soja, todos são produtores com a mesma dignidade; todos terão, de nossa parte, a mesma atenção.”

Perguntado sobre medidas em relação a pandemia de covid-19, o prefeito defendeu as atitudes do governo federal e ação rápida das partes competentes; mas também ressaltou a subordinação do município às decisões estaduais: “Concordo praticamente em tudo com o que foi dito pelo Presidente da República. O mais importante é a vida; a vida com qualidade. Mas não podemos fazer uma gestão que sobreponha o estado. Acatamos e cumprimos os decretos estaduais.”, explicou Gustavo Terra.

Com experiência na área da saúde - o prefeito é graduado em Veterinária -, o prefeito eleito ressaltou a importância das medicações e do desenvolvimento de uma vacina: “Temos obrigação de montarmos estoques de medicação, e estarmos preparados para as ondas (de COVID) que, por ventura, venham. Seguiremos assim até que uma vacina confiável e de qualidade esteja disponível para toda a população.”, disse.

O prefeito finalizou a entrevista ressaltando a honestidade que permeou a campanha de sua chapa, e seu histórico de trabalho em prol da sociedade: “Quero deixar de legado a honestidade que recebi dos meus pais. Nos próximos quatro anos estarei dedicado em melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos tupanciretanenses. Quero fazer uma gestão transparente. Quero honrar aquelas 5.198 pessoas que votaram em nós, e surpreender, conquistar a confiança, daqueles que não votaram.”, encerrou o prefeito eleito.











Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.