Fim do ano acontece a escolha da nova Mesa Diretora, ou seja, o grupo de vereadores aptos a comandar o Poder Legislativo de Tupanciretã. As eleições ocorrem uma vez ao ano, com isso, o presidente sempre tem mandato de 12 meses e com ele seguem o vice-presidentes e dois secretários, habitualmente.
O edital divulgado na última semana determina que, a escolha ocorrerá no dia 1° de janeiro de 2020, logo após sessão preparatória. Vale ressaltar que, por ser ano de posse dos eleitos nas eleições de 15 de novembro, o dia 1° do ano será de cerimônias no Executivo e Legislativo.
Na disputa interna, certamente, o Partido Progressistas com o maior número de vereadores eleitos, quatro no total e Republicanos compõem a maioria, condição que deverá favorecer os situacionistas nas disputas que seguirão pelos próximos quatro anos.
O que se sabe preliminarmente é que, provavelmente, duas chapas concorrerão à disputa.
Confira o edital de convocação na íntegra:
EDITAL Nº 02/2020 DE CONVOCAÇÃO DOS VEREADORES PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL PARA O EXERCÍCIO 2021 – “MILVO JOSÉ VENDRUSCOLO, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã/RS, no uso de suas atribuições legais conforme Lei Orgânica do Município e Regimento Interno desta Casa Legislativa, notadamente §1º do artigo 23, CONVOCA os Senhores Vereadores, assim como os eleitos em 15 de novembro de 2020, para reunirem-se em sessão plenária para eleição da mesa diretora, que ocorrerá no dia 01 de janeiro de 2021, a partir das 09h, logo após a Sessão Preparatória, no Plenário João Manoel do Nascimento, junto à Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã/RS, situada na Avenida Carlos Gomes de Abreu, 391, nesta Cidade, ficando aberto nesta data o prazo regimental para apresentação nominal das chapas que irão concorrer aos cargos da mesa diretora.”
“Os interessados em concorrer deverão inscrever sua chapa com antecedência mínima de 96 (noventa e seis) horas antes da realização da sessão da eleição, contendo os nomes indicados para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e secretários. Outrossim, as chapas que manifestarem seu interesse em concorrer aos cargos da mesa diretora, deverão ser apresentadas para registro com a subscrição de no mínimo 03 (três) vereadores, acompanhadas de suas respectivas declarações de aceitação e indicação do cargo ao qual irão concorrer.”
“No mais, eleição da mesa diretora para o ano de 2021 obedecerá as normas legais, e especialmente o Regimento Interno desta Casa Legislativa.”
Tupanciretã, 11 de dezembro de 2020.
MILVO JOSÉ VENDRUSCOLO
Presidente do Poder Legislativo