Na manhã desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite esteve no depósito do Ministério da Saúde, no Aeroporto de Guarulhos-SP, para recebimento das cerca de 300 mil doses da vacina Coronavac, que já começaram a ser transportadas até o Rio Grande do Sul.
O governador garantiu que o RS tem pronta toda a estratégia de distribuição das vacinas para as regiões do estado. As câmaras frias para armazenamento, as seringas agulhadas e a logística de distribuição já estão preparadas. A expectativa é de que vacinação comece às 18hrs de hoje, dia 18/01, em cerimônia no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.
O governador também afirmou que os municípios devem obedecer às orientações da Secretaria Estadual de Saúde em relação aos grupos que serão imunizados prioritariamente. Nesse primeiro momento, serão vacinados os profissionais de saúde da linha de frente no combate à COVID-19, e os idosos que residem em lares geriátricos.
Apesar do início da vacinação, Eduardo Leite alerta que isso não significa um relaxamento nas medidas de prevenção e higiene: “Leva tempo até que a gente consiga a imunização de grande parte da população. Portanto, ainda é muito importante que todos continuem usando a máscara, o álcool gel e respeitando o distanciamento social”.