Na sessão legislativa da última segunda (15), o vereador Bladimir Pereira, profissional da área de educação, apresentou duas Indicações visando aprimorar serviços do sistema de ensino que complementam o papel do professor e outros profissionais envolvidos no processo pedagógico. O vereador também afirmou que suas Indicações já pensam na elaboração do ano letivo de 2022.
A primeira Indicação sugeriu o reconhecimento do cargo de Coordenador Pedagógico como uma função específica dentro da classe docente. Para defender seu argumento, Bladimir elencou uma série de práticas e funções desse profissional dentro dos educandários:
- “(O coordenador pedagógico é) responsável pela coordenação, articulação e acompanhamento dos programas, projetos e práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade educacional. Ele também identifica, planeja e organiza e executa as propostas e ações voltadas ao processo de formação continuada dos docentes. Também elabora o plano de trabalho da coordenação pedagógica, indicando metas e estratégias de formação e acompanhamento, e avaliação dos impactos da formação continuada. São inúmeras as suas funções”, relatou o vereador, listando as funções desse profissional.
Bladimir Pereira também apontou a situação onde o coordenador pedagógico presta serviço em mais de uma área de atuação:
- “Além disso, muitas vezes, o coordenador fica trabalhando além do seu horário. Também por esse motivo peço que essa função seja gratificada. É mais do que justo o coordenador pedagógico ter sua função com status de cargo e receber a gratificação correspondente. Ele é imprescindível nas escolas, pois acumula um grande número de funções, inclusive administrativas”, afirmou.
A outra Indicação falou da criação do cargo de Psicopedagogo, profissional que alia a orientação psicologia junto da pedagogia, dentro da rede municipal de ensino.
- “A motivação para essa sugestão foi a necessidade de orientação os alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outras questões: Nada mais correto do que haver um profissional habilitado para esse fim, que possa ajudar as crianças a terem progresso na sua educação escolar”.