Atualizada às 22h30min, de 02/05
Na primeira sessão legislativa do mês de maio, realizada nesta segunda (2), os vereadores ressaltaram a importância da conversa presencial junto aos deputados para a conquista de emendas para Tupanciretã. Os comentários foram seguidos da apresentação de recursos e veículos recebidos pelo município, oriundos desses encontros.
Foram listados pedidos de providência em estradas do interior, que vêm sofrendo com as chuvas. Projeto de instalação de rede de internet gratuita em comunidade rural e a defesa da democracia e da soberania das instituições da República também foram pautas presentes nas falas dos vereadores.
Não houve votações na Ordem do Dia.
Confira abaixo o resumo dos pronunciamentos dos parlamentares em tribuna:
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. Parabenizou a chapa vencedora na eleição da presidência do MDB Municipal, que tem a vereadora Carina Valau como presidente, e Lucas Varone como primeiro suplente: “Sabemos que só partidos com estrutura montada conseguem se manter”. Comentou também sobre participação sua em almoço dedicado ao Dia do Trabalhador: “Evento realizado na Sociedade Salgueiro. Quero parabenizar o presidente do clube, Flávio Aguirre, o vice-presidente, Sérgio, e toda a diretoria”. Citou ainda sobre convenção do PSDB em Santiago: “Foi um grande encontro. O partido está com o pré-candidato João Doria a nível nacional, além da possibilidade de lançar candidatura ao governo estadual”.
BENEZER CANCIAN (PP)
Comentou sobre dois Pedidos de Providência de sua autoria: “O primeiro para reparos no corredor da Caneleira, onde há um depósito de embalagens de herbicidas. O segundo referente a reparos nos assentamentos Aliança e Cachoeira. Pois há alagamentos em alguns pontos das estradas dessas localidades”, disse, destacando que a Secretaria de Obras informou sobre a retomada dos trabalhos assim que as chuvas cessarem. Comentou ainda sobre recebimento de veículos para a Secretaria de Saúde: “Recursos solicitados por mim e pela vereadora Arlete junto ao deputado Pedro Westphalen em encontro em Porto Alegre. Serão adquiridos três veículos, sendo que dois já chegaram”, informou, citando também emenda para poço artesiano no Lageado do Celso e outros recursos adquiridos para o município.
BENHUR TERRA (PSDB)
O vereador comemorou as chuvas dos últimos dias, lembrando da difícil situação de estiagem no último verão. Citou a ajuda de Lucas Castro para o êxito do PSDB nas últimas eleições municipais: “Se não fosse por suas atitudes, talvez não tivéssemos dois vereadores do partido aqui na Câmara”. Destacou a importância de trabalhar em função dos anseios da comunidade tupanciretanense: “Ainda que alguns distorçam as coisas, é preciso ir atrás de recursos. E continuarei fazendo isso. Dentro da lei e com todas as prerrogativas legais”.
CARINA VALAU (MDB)
A parlamentar comentou sobre a convenção do MDB Municipal realizada no último sábado (30): “Sou a nova presidente do partido. Com responsabilidade, o principal objetivo da nossa equipe é a união. Aprendendo com os erros e continuando com os acertos, toda eleição é um recomeço”, afirmou. Comentou também sobre Indicação de sua autoria: “Há anos, a comunidade do bairro Anna Terra pede para que a parada do transporte de saúde seja trocada para uma parada próxima à creche, pois as pessoas enfermas teriam o acesso facilitado”.
CATITE (REPUBLICANOS)
O vereador parabenizou os vereadores Benezer Cancian e Arlete Silveira pela aquisição de emenda para a saúde municipal: “A demanda para a saúde sempre é grande”, disse, ressaltando a importância da busca de emendas diretamente nos gabinetes. Falou ainda de instalação de rede de água em localidade próxima à saída para Júlio de Castilhos: “Vários moradores do local ainda não têm água encanada. Venho tratando com a CORSAN desde o ano passado, e foi prometido que em março as obras seriam retomadas. Irei contatar a empresa novamente, pois o executivo já deu carta branca para a realização desse trabalho”. Comentou ainda sobre Projeto para oferta de internet gratuita para pessoas em vulnerabilidade social na região do Abacatu: “Já estivemos no local junto com a empresa que realizará o serviço. Agora, é questão de finalizar o projeto”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Comentou de emenda oriunda do deputado Pedro Westphalen: “O próprio deputado veio fazer a entrega de dois veículos para utilização pela Secretária da Saúde. Há ainda uma camionete que está para chegar”. Citou ainda de visita à escola municipal: “Conversei com funcionários da escola, e a administração nos informou que a melhoria da via [que dá acesso à escola] será feita assim que a CORSAN realizar a canalização do local”. Citou ainda o 1º Festival da Canção Festicanto: “Promovido pela Secretaria de Cultura, terá as categorias infantil, juvenil e adulto, com os primeiros três colocados recebendo premiação em dinheiro. A comunidade está convidada a prestigiar do evento. Maiores informações no site da Prefeitura”. Comentou também o sobre o 8º Casamento Coletivo, que acontece no fim do mês: “Será realizado no dia 28 de maio. É uma ação social do executivo municipal, através da Secretaria da Cultura Esporte e Turismo e do Cartório de Registro Civil”.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Falou sobre visita ao gabinete do deputado Afonso Hamm, atuante na defesa do agro gaúcho, entre outras pautas: “O parlamentar confirmou emenda para o Hospital de Caridade Brazilina Terra”, disse, ressaltando a importância do contato direto com os deputados. Também parabenizou os trabalhadores pelo Dia do Trabalho: “Não se reconhece um trabalhador pela profissão que ele exerce, mas pelo caráter e coragem de pôr em sua mesa o pão de cada dia”. Comentou ainda sobre pessoas que teriam dissonância cognitiva: “São pessoas que pensam e falam de uma maneira, mas agem de modo completamente diferente. Infelizmente, estamos cercados de muitas pessoas que sofrem desse mal”.
JOCELENE AQUINO (PT)
Comentou sobre Projeto de Lei de sua autoria: “Institui o mês de maio como Maio Laranja. Mês para que seja feito um trabalho de conscientização nas escolas e na comunidade sobre o abuso e exploração sexual das crianças. Enquanto poder público, é preciso dar uma resposta para a resolução desse problema”, disse, citando iniciativas que poderiam ser feitas, como ações preventivas. Falou também sobre encontro partidário em Santa Maria no último sábado (30): “Eventos que nos fortalecem, quando estreitamos laços com os companheiros de partido” disse, citando também participação em Encontro Arquidiocesano em Cacequi. Destacou ainda a importância da defesa da democracia e o respeito às instituições, de modo a rejeitar qualquer ameaça contra a República: “Críticas podem ser feitas, mas nunca para derrubar nenhum dos poderes. Defendemos o direito de cada um expressar suas ideias”. Citou ainda emenda de R$ 200 mil, angariada junto ao deputado Paulo Pimenta, para obras de calçamento.