O primeiro dia de 2023 foi de posses em Brasília e Porto Alegre, nas quais o presidente e o governador eleitos foram formalmente reconhecidos em seus cargos.
LULA
Na capital federal, Luiz Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto pela terceira vez para assumir a presidência do Brasil.
Em um ato simbólico, Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de membros da sociedade civil que representavam o povo brasileiro. O grupo continha indígena, artesão, ativista pela inclusão da pessoa com deficiência, cozinheira, professor, metalúrgico, catadora de lixo um jovem de 10 anos morador da periferia.
No seu discurso, Lula destacou os valores democráticos, e o crescimento do país associado à diminuição da desigualdade, ao cuidado ao meio ambiente e à aproximação dos países do Mercosul.
EDUARDO LEITE
Em Porto Alegre, ocorreu a cerimônia de transmissão de cargo na ocasião, Eduardo Leite recebeu do então governador, Ranolfo Vieira Júnior, o título de Governador do Rio Grande do Sul.
A posse contou ainda com a presença do médico Thalis Bolzan, namorado de Eduardo Leite, e com apresentação artística. O governador destacou o amor e a cultura como pontos para a união da sociedade gaúcha. E disse ainda que a reeleição é um indicativo de aprovação do trabalho que vem sendo feito.
Tanto Lula como Eduardo Leite assumiram mandatos de quatro anos. As próximas eleições presidenciais e estaduais ocorrem em 2026.
TODOS CONTRA A DENGUE