Após o fechamento das seções eleitorais no RS, e a divulgação das apurações, o candidato Eduardo Leite liderou boa parte das apurações, apesar de ter saído atrás do candidato a reeleição José Ivo Sartori – MDB
Logo que assumiu a ponta, Leite sempre esteve à frente e não foi ameaçado, com 80% das urnas apuradas, os apoiadores do governador eleito já comemoravam a inevitável vitória, no segundo turno.
O novo governador RS, chega a Porto Alegre às 21h30, embora tenha acompanhado o resultado junto a familiares e apoiadores, na cidade de Pelotas, interior do estado.
A apuração foi seguindo, e gradualmente Sartori foi perdendo terreno, até que a vantagem matemática confirmou a derrota do atual governador, mantendo a tradição de não reeleger governadores.
Eleito com apenas 33 anos ao cargo máximo do Executivo Estadual, Eduardo Leite é o primeiro governador sem pensão vitalícia ao final do mandato.
Em sua primeira entrevista, agradeceu pelo resultado principalmente a cidade de Pelotas, berço político de Leite. onde conquistou 90% dos votos. Encerrou prometendo união e já falou em transição, revelando que sua equipe de governo vai ter capacidade técnica e política.