Nesta segunda-feira (19), aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, entre as demandas, uma parece ganhar mais destaque, a possível reativação do frigorífico, que causou uma divisão na própria situação, com a declaração do vereador José Leonor (Zé do Povo) – PSDB, saindo em favor do colega, Claudiomiro dos Santos (Nenê)-PT, que foi barrado pelo empresário, Pedro Burtet, que detém a concessão da planta frigorífica junto ao Estado.
O fato ganhou força no discurso de Nenê, que não mediu esforços para colocar sua opinião de forma indignada, pela condição a qual foi submetido, no último dia 13, em visita do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMRURAL) ao frigorífico, onde o petista é conselheiro e representa a cadeira dos Assentamentos.
O líder do governo, Luiz Valmor da Silva Frnça (Catite) - PRB, cobrou de Claudiomiro, sobre a situação da Cooperterra, que também está com seu prédio e instalações sem uso, porém, recebeu verba pública. Além de manifestar apoio ao empresário, citando inclusive que Burtet segue custeando as contas de água, luz e dos guardas, e tem apoio da maioria dos integrantes do COMRURAL.
O presidente da Casa Legislativa, Beneser Cancian( Chico Cancian) Progressitas, rebateu o colega de bancada, Zé do Povo, mostrando interpretação diferente, e explicou que ele representou o Legislativo na ocasião.
O debate acalorado, seguiu fora das tribunas, e tomou conta do plenário onde os vereadores seguiram debatendo o assunto, fora de seu tempo regimental, sendo necessária a intervenção da mesa, para controlar os ânimos e dar continuidade aos trabalhos.