Publicidade
A Sessão Solene da Semana da Consciência Negra, desta sexta-feira (30), encerrou as atividades da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, neste mês de novembro, além do presidente, Benezer Cancian (Chico Cancian) –Progressitas, Luiz Valmor da Silva França (Catite) –PRB, Carina da Costa – MDB, Milvo Vendrusculo – Progressistas e Almir Rebelo – PSD, compareceram em plenário (foto) e fizeram suas homenagens.
Os homenageados
Da bancada dos Progressistas, Chico e Didi, indicaram respectivamente, Sergio Pedroso Castanho, e Claudionor Paz. Já, o líder do governo, Catite, levou a única mulher, entre os homenageados, Bernadete da Silva.
Carina, homenageou o músico e professor, Claudiomir Mozart dos Santos, e Rebelo, referendou o tradicionalista, João Matos Alves.
Além de um breve resumo da biografia de cada um dos agraciados, com fotos e um relato narrado pelo protocolo. Ainda, no início da sessão, as irmãs, Nathália e Tayla Domingos da Rocha, realizaram uma apresentação cultural, onde dançaram ao som de 'Identidade', música de Jorge Aragão, além, da apresentação musical, em que o homenageado, Mozart dos Santos, interpretou a canção de Victor Kreutz, 'A Cor do Brasil'.
Pronunciamentos
Publicidade
A professora, Lenir Mazzoni, que também representa a Etnia Afro, fez uma crítica forte, baseada em fatos atuais, em que as pessoas convivem com o racismo, através de gestos intoleráveis, como no caso da apresentadora, Maju, entre tantos outros fatos de discriminação e violência racial, com repercussão nacional.
“- Não há o que comemorar, a alforria não nos libertou, o 13 de Maio, não nos libertou, nos pôs à margem. “ Lenir Mazzoni.
O Executivo Municipal, esteve representado pelo ex- presidente do Legislativo, e atual coordenador de Gabinete, João Flores, que trouxe ao plenário, à mensagem do prefeito, Carlos Augusto Brum de Souza, aos homenageados.
“A mensagem de hoje, é que tenhamos mais amor, pois só assim, poderemos curar o racismo.” João Flores.
O presidente, Chico Cancian, fez questão de ampliar a homenagem a todos os afro descentes, em nome dos cinco homenageados, e fez uma reflexão sobre o dia da Consciência Negra, data que segundo ele, marca a trajetória daqueles que lutaram por liberdade.
“ O dia 20 de novembro, surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram desde a colonização do Brasil, suas lutas e conquistas, está data é importante para todos os brasileiros que lutaram por uma sociedade livre e principalmente contra o racismo. ” Benezer cancian
A secretária Municipal de Esporte Cultura e Laser, Janete Secchi e o presidente do Sindicato Rural Tupanciretã, Jari e Quevedos, Fernando Cunha, também participaram da solenidade.
APOIO
Assista a Sessão Solene da Semana da Consciência Negra da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã.