A notícia divulgada na imprensa regional informa que o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, progressistas, pretende instalar 190 câmeras em um sistema de videomonitoramento importado de Israel.
O projeto “Tupan Digital Segura“ já foi protocolado no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília – DF. A verba de R$ 4 mi ainda depende de aprovação, além da contrapartida de R$ 1 mi, custeada pela prefeitura.
O modelo israelense MAN (Metropolitan Area Network ou rede de área metropolitana, tradução em português) promete interligar equipamentos em locais distintos, por meio de fibra óptica, compartilhando as informações com órgãos de segurança pública.
Além da segurança com equipamentos sensíveis capazes de identificar disparos de arma de fogo, acidentes de trânsito entre outros crimes, as imagens em alta resolução ou o som são capitados pelo poste mais próximo.
A reportagem confirma que o prefeito, Carlos Augusto Brum de Souza, pretende implantar parte do projeto mesmo que não ganhe apoio em Brasília.
O sistema garante ainda, internet grátis à população (wi-fi), e a melhoria da iluminação pública, pois as câmeras são instaladas em luminárias LED com tecnologia de telegestão, barateando custo mensal com a rede pública.