Mario Vianna e Cristiano Aquino
Os partidos de oposição têm mostrado interesse de união desde a derrota no último pleito, com a reeleição do Progressista à Prefeitura Municipal de Tupanciretã ficou evidente de que a ‘esquerda’ precisava de união para disputar a cadeira mais cobiçada do Poder Executivo Municipal.
Neste final de semana aconteceu a escolha da nova presidência do PT local, onde o atual presidente, Dr. Cristiano Aquino, deixa o cargo no fim do ano, porém com uma vasta experiência política e passagens por Câmara de Vereadores, vice-prefeitura e PROCON-RS habilitam o petista como principal concorrente, entre àqueles que pleiteiam a vaga para disputa ao cargo de prefeito em 2020. Eliane Mantelli foi eleita a nova presidente do partido, em Tupanciretã.
O MDB, embora alinhado com suas lideranças locais, mostrou união entre os eminentes candidatos e caciques da sigla, porém, não convenceu a maioria de seus filiados, sendo que apenas 19 participaram da convenção partidária, que reconduziu Lucas Varone, para o seu segundo mandato à frente do partido, ainda no mês passado.
Por outro lado, o experiente advogado Mario Vianna, ex- presidente do Legislativo foi o segundo mais votado na última eleição para prefeitura, com expressiva soma nas urnas. Atualmente, Dr. Mario é presidente da subseção da OAB Tupanciretã e ao que tudo indica é o mais cotado para compor a majoritária.
Outros partidos também acompanham a mesma ordem, e devem engrossar ainda mais a lista de aliados, como PDT, por exemplo, porém não está nada definido.