Em entrevista ao canal Mais Eventos, durante o evento Painel de Debates, promovido pela ACCIJUC, na cidade de Júlio de Castilhos, o Deputado Federal, Jerônimo Goergen – Progressistas/RS alertou sobre a forma correta para a proposta de asfaltamento da ERS 527 ser apreciada.
“Não sei se foi mal-intencionada ou que deram de orientação para as lideranças locais, não dá para colocar os valores daquela emenda, para essa daqui.”
Jerônimo Goergen
Assista ao vídeo acima da matéria
O deputado Federal, Jerônimo Goergen, Progressistas, concedeu entrevista ao web repórter, Sidney Bittencourt, em evento transmitido ao vivo pela internet, na noite desta quinta-feira (27). Jerônimo faz parte da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados Federais, ele explicou que o pedido feito em Brasília, na última quarta-feira (25), que solicita recursos para asfaltamento da RS 527, Tupã/Júlio de Castilhos, foi direcionado de forma errada, pois precisa ser uma emenda específica e não a que foi apresentada.
“No voo, inclusive, encontrei um dos vereadores de Tupã, e foi passada uma leitura errada de que teria que aprovar a emenda apresentada pelo governo do Estado para os acessos asfálticos e cada deputado abriria mão de um valor para fazer essa obra. Não é assim! Se a emenda que for aprovada for à dos acessos ela terá que ser gasta para os acessos, aqui nós temos que colocar uma emenda para essa obra,” revelou Goergen.
O parlamentar se colocou a disposição de lideranças locais, revelou que já conversou com o prefeito Guga e o coordenador de Gabinete e ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, João Cesar Flores sobre sua intenção de ajudar na tramitação da proposta.
“Não sei se foi feito de forma mal-intencionado ou que deram de informação para as lideranças locais, mas não dá para tirar daquela emenda, um valor, um pedacinho de cada para por aqui, e me coloco a disposição para propor a emenda ou se for outro deputado, como acharem melhor, mas meu voto Tupã e Júlio pode contar com certeza,” finalizou.
Assista ao vídeo para acompanhar a entrevista na íntegra.
Entenda
No último dia 18, diferentes entidades e lideranças políticas de Tupanciretã e Júlio de Castilhos participaram de reunião, no CTG Tapera velha, com a finalidade de buscar apoio junto aos deputados para obter apoio para asfaltar a ERS 527, que liga Tupanciretã ao município de Júlio de Castilhos e encurtaria o espaço e tempo de viagem a Santa Maria, além de trazer qualidade de vida para os moradores da região estudantes do IFF (Instituto Federal Farroupilha), pequenos agricultores, empresas, cerealistas, produtores rurais, transportadoras de produtos e comércio local também serão beneficiados.
Ficou acordado que os vereadores fariam o pedido em suas bases políticas em Brasília.
Assim fizeram, e na última terça-feira, 24, os vereadores Carlos Augusto Oliveira dos Santos (Progressistas), presidente do Poder Legislativo, o vereador Claudiomiro Cordeiro dos Santos (PT) e representantes locais, que além de circularem pelos gabinetes informando sobre a necessidade o projeto, entregaram o estudo ao líder da bancada gaúcha, Giovani Cherini-PR/ RS, durante audiência no plenário da Câmara dos Deputados Federais, que reuniu apenas parlamentares da bancada gaúcha. E é justamente sobre essa tramitação que o deputado se refere.
Comissão
Embora a forma como o pedido foi apresentado ter sofrido críticas do parlamentar, a comissão considerou importante a iniciativa, que mostrou a relevância da estrada para região, além de ter sido bem aceita pelos deputados.
Ao jornal Manchete Digital, o vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos, alertou no entanto, que o projeto passará por um longo caminho até sua aprovação e implementação, mas o mais importante já está sendo feito.