O ato de legislar é muito diferente do que a maioria pensa. É um ato que une dois valores: razão e a emoção. Precisa-se usar a razão para resolver ou tentar reavaliar da melhor maneira os pedidos e as necessidades de uma comunidade, que possui os mais diferentes problemas e anseios. Ainda, o vereador precisa da emoção para manter o coração aberto para entender quem os procura – pessoas que muitas vezes atravessam momentos difíceis e até mesmo incompreensíveis.
Pelo que a comunidade de Tupanciretã está passando, neste ano o Poder Legislativo na sua gestão procurou mais do que nunca trazer para cada munícipe a valorização, o respeito e a dignidade ao realizar cada sessão ordinária e/ou extraordinária. Nos casos das sessões solenes deste ano, tudo foi realizado para que todos os setores da comunidade tivessem o seu devido destaque, reconhecendo cada trabalhador, cada homem e mulher responsável pela construção de uma sociedade mais justa e mais humana.
Pensando assim, neste ano a gestão 2019 do Poder Legislativo se preocupou em proporcionar aos seus munícipes momentos de sabedoria e emoção. Foi assim que o Legislativo municipal, através de pessoas conscientes, responsáveis, conhecedoras dos seus deveres com a comunidade e seus anseios de construtores da Terra da Mãe de Deus e sua gente, fez com que o ano decorresse da melhor maneira possível na medida em que apreciou, discutiu e votou matérias de interesse comum dos cidadãos de Tupanciretã. Aproximou o cidadão tupanciretanense do Poder Público através das inúmeras sessões (ordinárias, extraordinárias e solenes) e, ainda, pelas audiências públicas, que trouxeram esclarecimento, conhecimento e publicidade dos mais diversos temas, todos no intuito de encaminhar um futuro responsável, com uma legislatura de respeito, idoneidade, carinho e, acima de tudo, muita gratidão ao povo da Terra da Mãe de Deus.
A Democracia passa pela casa do povo. Sem o Legislativo é impossível sustentar um sistema verdadeiramente democrático, onde todos os setores encontram respaldo. É através do Legislativo – mediante seus representantes – que o povo se faz ouvir e pode reivindicar melhorias comuns.
Todo o esforço que foi realizado na gestão do Poder Legislativo neste ano foi dedicado a cada cidadão do município de Tupanciretã.
O que fica, agora, é a gratidão à comunidade de Tupanciretã.
Carlos Augusto Oliveira dos Santos
Presidente do Poder Legislativo