A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul promoveu uma live com a participação das principais lideranças da Região Central do Estado para elaborar planos e discutir ações para melhorar a competitividade do RS na tarde desta quinta-feira, dia 24, no Fórum Digital, 6° Seminário Competitivo pelo Rio Grande.
Entre os painelistas, além do prefeito de Tupanciretã e presidente da Associação dos Municípios do Centro (AMCentro) Carlos Augusto Brum de Souza (Guga), lideranças da Região Central discutiram ações para melhorar a competitividade do RS, o prefeito de Agudo, Valério Trebien; o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto; o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do RS (Aprosoja), Irineu Orth; o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Elton Doeler; e o presidente da CCGL, Caio Cezar Fernandez Vianna, além do deputado Federal Pedro Westphalen e do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo.
Souza defendeu o alinhamento político e cuidado com as
políticas sociais. Guga citou a situação dos transportadores escolares
que estão em grande dificuldade, entre outras alegações defendidas e ampliadas pelo chefe do Executivo Municipal, como o problema de infraestrutura. Nos pontos positivos, enalteceu as ações que anteciparam medidas de combate à pandemia Covid-19 e que as contas de sua administração estão em dia. A importância do agronegócio também foi tema enfatizado pelo prefeito de Tupanciretã.
"O agronegócio está precisando de uma atenção maior, embora já receba bastante atenção. Nós temos aí, o problema do arroz na nossa região, o arroz hoje badalado, não é essa rotina, pelo contrário, tem bastante dificuldade. Então, nós temos que fazer bastante diálogo implementando na colaboração e na ajuda aos produtores rurais", disse Souza.
O prefeito sugeriu que, a recuperação do Estado está ligada ao agronegócio.
"O agronegócio é a fonte de riqueza para o nosso município e para o nosso Estado, então nós entendemos que através do agronegócio teremos a volta por cima em competitividade. Precisamos e continuaremos lutando por infraestrutura. Temos uma grande dificuldade que é uma ligação asfáltica entre Tupanciretã e a '377', direção à Santa Tecla, precisamos desse asfaltamento, porque ali circula no mínimo 4,5 milhões de sacas de soja", exclamou Carlos Augusto.
Assista ao vídeo completo. Clique aqui!