A guarnição da BM realizava policiamento na área central, em ponto base, localizado entre a Avenida Vaz Ferreira e rua Capitão Amorim. Segundo informações repassadas ao JM Digital nesta manhã de quarta-feira, dia 03, anteriormente havia relatos de tumulto, onde um grupo teria gerado desentendimento na Avenida Bortolo Fogliato. Mesmo sem ser acionada pelo 190, a BM tomou conhecimento do desentendimento ao ser questionada por frequentadores do local. Ainda, neste mesmo episódio, um grupo teria retornado à frente da boate para seguir verbalizando e dando seguimento a briga. Segundo relato oficial, a BM também não foi solicitada.
Na sequência desse fato, a BM relata que um homem que se deslocava em direção à Avenida Vaz Ferreira, especificamente em frente à Caixa Econômica Federal, se deparou com a equipe de serviço da BM, e ali deferiu palavras consideradas como desacato: “Policial de merda, na briga não fazem nada, uns bostas de farda”. O argumento do mesmo fazia referência aos episódios anteriores, onde, segundo a BM, a polícia não foi solicitada.
Assim, iniciou-se a busca pelo elemento. A guarnição saiu atrás do indivíduo, que não teve o nome revelado, dando voz de parada e anunciando a prisão por desacato. O homem seguiu ofendendo os policiais, “seus merdas” e correu em direção à rua Antônio Silveira, também no Centro.
Os policiais retornaram à viatura e seguiram em direção ao infrator, quando o mesmo parou próximo a poste de energia. Assim, o condutor da viatura posicionou o veículo à esquerda da via, sobre o passeio, para assim oferecer segurança ao policial que tentava imobilizar o referido indivíduo.
Trecho do relato oficial, extraído na íntegra, mas retiramos os nomes dos envolvidos devido à complexidade do tema.
Na ação, o homem teria pulado sobre a viatura, rompendo o cerco, e, correndo, retornado à Avenida Vaz Ferreira. Após a perseguição seguir a pé, o mesmo foi imobilizado, e desta vez foi possível alcançar, identificar e deter o indivíduo.
RELATO POLICIAL
AMEAÇAS SEGUIRAM PELO TELEFONE
No momento da confecção do boletim de ocorrência, a Brigada Militar recebeu diversas ligações, onde receberam ameaças.