No início da manhã desta terça-feira (16/05), a Polícia Civil cumpriu 13 (treze) ordens judiciais, sendo 5 (cinco) mandados de prisão preventiva, 4 (quatro) mandados de busca e apreensão e 4 (quatro) bloqueios judiciais de contas bancárias.
Em Santa Maria foram cumpridos 2 (dois) mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva (na Penitenciária Estadual de Santa Maria). Em Novo Hamburgo foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. No Presídio Estadual de Três Passos foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Por fim, no Presídio Regional de Passo Fundo foi cumprido um mandado de prisão preventiva.
Após uma investigação complexa e dedicada que mobilizou a Delegacia de Polícia de Júlio de Castilhos no decorrer dos meses de abril e maio, foi possível esclarecer a motivação dos crimes e identificar outros indivíduos envolvidos no homicídio e latrocínio ocorridos no dia 08/04, na localidade de Sortiga, área rural de Júlio de Castilhos. Os executores vieram até esta cidade em busca da camionete que foi subtraída no latrocínio ocorrido em Tupanciretã no dia 03/04.
A ideia dos executores era levar a camionete para outra cidade durante a madrugada do dia 08/04, contudo, como não a localizaram, decidiram pernoitar em um Hotel às margens da rodovia BR-158. No mesmo dia, pela manhã, os executores retornaram à localidade de Sortiga e constataram que a camionete realmente não estava no local em que deveria estar – o que ocasionou uma das mortes. Já o motorista de aplicativo foi morto para que seu veículo fosse subtraído (tanto para a fuga quanto para o cometimento de outros delitos) e por ser uma testemunha do que ocorreu.
A investigação apontou que a articulação da vinda dos executores até esta cidade envolve uma facção com sede na região metropolitana.
Os presos de hoje são os responsáveis pelo pagamento do Hotel e do transporte, bem como por dar assistência a um dos executores; já a presa prestou auxílio ao motorista. Um indivíduo não foi localizado e encontra-se na condição de foragido.
As idades dos presos variam de 22 a 31 anos, sendo três homens e uma mulher. Os antecedentes policiais deles são os mais variados, entre os quais podemos citar: latrocínio, homicídio, furto simples, roubo majorado, estelionato, organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.
Além dos presos no dia de hoje, outros 3 (três) indivíduos já estão presos preventivamente: os dois executores e o motorista que os trouxe até esta cidade. Eles estão recolhidos no Presídio Estadual de Júlio de Castilhos, Presídio Regional de Passo Fundo e Presídio Estadual de Encantando.
A ação foi coordenada pelo Delegado Adriano Winkelmann De Rossi, titular da DP/Júlio de Castilhos e contou com o apoio da Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria, 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, Delegacia de Polícia do Interior (DPI), da Delegacia de Polícia de Três Passos e SUSEPE.
TODOS CONTRA A DENGUE