Desde a quinta-feira (18) até o domingo (21), a Polícia Rodoviária Federal em Santa Maria desenvolveu diversas atividades de conscientização de motoristas e passageiros. No período as fiscalizações de trânsito foram dirigidas tanto à diminuição dos acidentes em rodovias federais, quanto à promoção da saúde e da vida.
Na quinta-feira (18), foi realizado comando de saúde preventivo em conjunto com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer -AAPECAN- na BR 158. O trabalho em conjunto marca o Janeiro Laranja, que é o mês de prevenção do câncer de pele. Somente nesta atividade foram fiscalizados 102 veículos e alcançadas 158 pessoas.
Já na sexta-feira (19), as atividades fiscalizatórias foram destinadas à conscientização quanto ao uso do cinto de segurança por passageiros de ônibus e micro-ônibus e também quanto ao cumprimento do período de descanso por parte de motoristas profissionais do transporte de cargas e de passageiros. As operações foram realizadas em Santa Maria e em Caçapava do Sul.
Em relação ao tempo de descanso, a PRF ressalta que alguns acidentes graves envolvendo caminhões e ônibus têm como causa fatores relacionados à falta de descanso, tais como condutor dormindo, ausência de reação ou reação tardia do motorista. Além disso, a falta de uso do cinto de segurança por parte de motoristas e passageiros contribui para o expressivo aumento de vítimas, leves e graves, em acidentes de trânsito envolvendo veículos de carga e de transporte de passageiros. Mais de sessenta pessoas foram abordadas e conscientizadas nas atividades.
No sábado (20) e domingo (21), foram realizadas ações direcionadas à fiscalização de motocicletas, do controle de velocidade e de ultrapassagens proibidas. O objetivo do trabalho foi coibir infrações que geram maior risco ou potencializam lesões em acidentes.
Durante a semana, não foram registrados acidentes graves nos trechos sob a circunscrição da Delegacia da PRF em Santa Maria.
TODOS CONTRA A DENGUE