Na última quinta-feira, dia 18, o JMD conversou com o prefeito Gustavo Terra (PP) para informar aos seguidores sobre as mudanças no serviço de esgotamento de fossas na cidade. Anteriormente, o serviço era realizado pela própria prefeitura. No entanto, de acordo com o chefe do Executivo, após um acordo com o Ministério Público, a responsabilidade agora passa a ser da Aegea. A Aegea é a detentora da Companhia Rio Grandense de Abastecimento (Corsan), que foi arrematada por aproximadamente R$ 4,1 bilhões.
Na ocasião, o prefeito mencionou sua preocupação com a alta cobrança pelo serviço, que atualmente está acima de R$ 1.000. Ele teme que isso possa causar um caos na cidade, pois muitos não terão condições de pagar pelo serviço.
Nesta segunda-feira, dia 22, a pedido do JMD, a assessoria de comunicação da empresa emitiu uma nota para se posicionar sobre o assunto polêmico.
Esclarecimento da Corsan sobre limpeza de fossas sépticas
"Em Tupanciretã, este serviço pode ser solicitado à Corsan diretamente no escritório da Rua Borges do Canto, 99, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, ou pelos canais de relacionamento da Companhia com os clientes: aplicativo Corsan, site corsan.com.br, telefone 0800.646.6444, com ligações gratuitas, e WhatsApp (51) 99704-6644. Após a solicitação, é agendada uma visita ao local e feito um orçamento. Sendo aprovado o valor orçado, o serviço é realizado.
A limpeza periódica dos equipamentos de tratamento individual doméstico do esgoto sanitário é de fundamental importância e de responsabilidade de cada morador. Quando a fossa e o filtro ficam cheios de lodos, eles funcionam apenas como caixas de passagem, causando mau cheiro nas redes pluviais (que coletam água da chuva) e poluição ambiental.
Conforme a dimensão do sistema das fossas sépticas, a limpeza deve ser feita anualmente ou a cada cinco anos. Nas aberturas, a limpeza e manutenção são feitas por caminhão limpa-fossa, que realiza a sucção do material sólido por bombeamento. Isso evita mau cheiro e vazamentos.
A Corsan está permanentemente à disposição da comunidade em seus canais de relacionamento com o cliente e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço."
Em relação ao valores cobrados pelo serviço a AEGEA explica ser necessário um orçamento no local.
TODOS CONTRA A DENGUE