noticias82 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Digital!

Ronda Policial

Polícia Civil anuncia ferramenta online para solicitação de Medidas Protetivas de Urgência

É importante destacar que, para solicitar as medidas protetivas de urgência pela internet, é necessário que a vítima possua uma conta no GOV.BR

Publicada em 25/04/2025 às 10:18h | Polícia Civil RS 

Compartilhe nas redes sociais

Polícia Civil anuncia ferramenta online para solicitação de Medidas Protetivas de Urgência
Coletiva de imprensa trouxe detalhes sobre a ferramenta.  (Foto: Polícia Civil.)


 

Na tarde desta quinta-feira (24), ocorreu o lançamento oficial de uma importante ferramenta no combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher. Trata-se da Medida Protetiva Online, uma ferramenta digital idealizada pela Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e desenvolvida pela PROCERGS, que permitirá o pedido de medidas protetivas pela internet, de forma rápida e segura. Com esta possibilidade, a Polícia Civil visa promover mais acessibilidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. O anúncio ocorreu durante coletiva realizada nesta tarde pelo Secretário de Segurança, Sandro Caron, e pelo Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré. 

 

A Medida Protetiva Online já está disponível. Para acessar o recurso, basta entrar no site da Delegacia Online e clicar no ícone DELEGACIA DE POLÍCIA ONLINE DA MULHER RS. Dentro da Delegacia Online da Mulher, basta registrar uma ocorrência policial e solicitar as medidas protetivas. 

 

O Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, salientou que a implementação da medida protetiva online ajudará as vítimas a denunciarem os casos de violência, tendo em vista que um grande desafio a ser enfrentado é o combate à subnotificação dos casos de violência doméstica. 

 

Neste sentido, o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, salientou que 93% das vítimas deixaram de denunciar os agressores especialmente por medo, sendo que a possibilidade do registro pela internet visa solucionar essa dificuldade, uma vez que a vítima não precisa comparecer ao órgão policial. 

 

Entre os pedidos que podem ser realizados estão: afastamento do lar; proibição de o suspeito manter contato e de se aproximar da vítima e de seus familiares; proibição de frequentar determinados lugares; restrição de posse ou porte de armas; restrição ou suspensão das visitas a menores; e pensão alimentícia. 

 

É importante destacar que, para solicitar as medidas protetivas de urgência pela internet, é necessário que a vítima possua uma conta no GOV.BR, sendo esse um meio de acesso que garante confiabilidade, eficiência e envio de informações completas, tornando o atendimento mais ágil e seguro. 

 

 

 

 

 

 

Uma cartilha com o passo a passo completo para solicitar as medidas protetivas pela internet também pode ser encontrada dentro da DELEGACIA DE POLÍCIA ONLINE DA MULHER RS. 

 

O Chefe de Polícia ainda anunciou outras três medidas que serão implementadas no combate aos crimes de violência doméstica, quais sejam: operações permanentes de busca e captura de agressores com mandados de prisão em aberto e apuração de denúncias advindas do disque 100; ações permanentes de visitas aos agressores; e a implementação de um programa de acompanhamento dos agressores, na forma de grupos, logo após o registro dos boletins de ocorrência, seguindo modelos adotados em outros estados da federação. 

 

Além do Secretário da Segurança Pública e do Chefe de Polícia, também participaram da coletiva o Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; o Diretor do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, Delegado Cristian Nedel; e a Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação Policial, Delegada Silvia Sehn.

 

TODOS CONTRA A DENGE




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 13678655 Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - |Jornal Manchete Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Av. Vaz Ferreira, 1018 (SL 10), Centro; CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.