A Polícia Civil prendeu 27 pessoas durante uma ação, desencadeada na manhã desta quarta-feira (28), contra o tráfico de drogas em cinco cidades gaúchas. A Operação Sísifo cumpre mandados em quatro municípios da Região Central do Estado e em Novo Hamburgo.
Ao todo, 150 policiais cumprem 25 mandados de prisão preventiva e mais 36 de busca e apreensão em Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Santa Maria, Nova Palma, Gravataí e Novo Hamburgo. A ação tem o apoio da Susepe e da Receita Federal.
A operação visa desarticular um esquema de tráfico de drogas que abastece as cidades do centro do Estado. Conforme investigação, que começou em maio, a droga vem de Novo Hamburgo até Tupanciretã, onde era distribuída.
O homem apontado como chefe do esquema foi preso por volta das 6h, junto com a esposa. A suspeita é que o tráfico também motivou outros crimes como furtos, roubos e receptação. Também foram apreendidas drogas, celulares e dinheiro.
O nome Sísifo vem da mitologia grega e trata do fracasso de uma pessoa, que se esforçava para levar uma pedra até o topo de uma montanha, mas, quando chegava perto do fim, o mármore voltava ao pé do morro. Relacionado ao tráfico, seria o esforço dos traficantes para levar a droga, fadado ao fracasso por conta das operações da Polícia Civil.