Em 06 de maio de 2020, às 17h, as guarnições da Brigada Militar encontravam-se em buscas por um foragido da justiça. Ao ver as guarnições, o homem fugiu por diversas ruas e adentrou em uma residência mantendo um menor de idade como refém.
O criminoso apontava uma arma de fogo para a cabeça do menor que se encontrava sozinho na casa. Após o indivíduo tentar fugir pelos fundos do imóvel, se deparou com um agente de inteligência do 16°BPM e com uma guarnição do policiamento, momento em que efetuou dois disparos de arma de fogo contra os militares. A injusta agressão foi revidada pelos policiais que acertaram o criminoso que foi a óbito no local. Com ele foi localizado um revólver cal .32 marca Rossi, municiado com 6 munições, sendo dois cartuchos deflagrados.
No bolso da calça localizado 3 chaves mixa e 2 duas munições intactas calibre 32.
O criminoso possui diversos antecedentes criminais tais como, roubos e furtos, principalmente de veículos. O local foi isolado para perícia, informou a Brigada Militar, 16º BPM Cruz Alta.
A Brigada Militar não confirmou a identidade do meliante, mas o nome do envolvido foi divulgado em reportagem do Grupo Pilau, trata-se de indivíduo de 29 anos, identificado como Claudemar Cordeiro da Costa, que antes de morrer, invadiu uma residência, manteve um menor como refém e após troca de tiros com equipes da Brigada Militar veio a óbito.
Ainda, segundo a mesma reportagem, o meliante e mais dois comparsas utilizavam um veículo Uno, que havia sido furtado em Tupanciretã.
A reportagem do JM Digital recebeu informações de que o homem morto em confronto também agia em Tupanciretã e o automóvel utilizado foi furtado na semana passada no bairro Cohab Anna Terra.