No início da manhã desta quinta-feira (23/07), a Polícia Civil deflagrou a operação Harpócrates no município de Tupanciretã com o objetivo de efetuar a prisão temporária de três indivíduos envolvidos na morte e ocultação de um homem de 50 anos no bairro Pedreira 2 no início do mês passado.
Estão sendo cumpridas sete ordens judiciais, entre três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Tupanciretã.
Conforme as investigações, em 06 de junho, por volta das 20h, um homem, de 50 anos, foi morto com ao menos três disparos de arma de fogo; dois dias depois, o corpo teria sido levado até uma sanga, próxima do local em que foi morto, e foi parcialmente queimado. A motivação seria em virtude do histórico da vítima em ser contumaz autor de delitos patrimoniais bem como relacionada ao tráfico de drogas.
O homem responsável pelo disparos não foi localizado; já os outros dois foram responsáveis pela ocultação e queima do corpo. As duas prisões temporárias ocorreram no bairro Pedreira 2 e possuem prazo de 30 dias. Um dos presos tem 38 anos e antecedentes policiais por estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal; já o outro tem 60 anos e antecedentes policiais por furto simples (dez vezes), homicídio em legítima defesa, homicídio na forma tentada (duas vezes), furto qualificado (três vezes), lesão corporal (quatro vezes) e roubo majorado (quatro vezes).
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão no bairro Pedreira 2, foram apreendidos em uma residência pertencente ao foragido e que estava seu filho: 37 (trinta e sete) pedras de crack; e, R$ 83,45 (oitenta e três reais) em dinheiro fracionado. O homem, de 21 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e possui antecedentes por roubo majorado (cinco vezes), furto qualificado, porte de arma de fogo, receptação e homicídio na forma tentada.
Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia, os três presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.
A ação foi coordenada pelo Delegado Adriano Winkelmann De Rossi, titular da DP/Tupanciretã e contou com o apoio das Delegacias de Polícia de Júlio de Castilhos, 2ª e 3ª Delegacias de Santa Maria e Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria.