Na noite dessa segunda-feira, dia 18/01, ocorreu a cerimônia de início da vacinação contra a COVID-19 no Rio Grande do Sul. O atraso na cerimônia, prevista para às 18hrs, foi ocasionado por um problema de logística do governo Federal. Entretanto, às 22hrs, as 314 mil doses de Coronavac já se encontravam em solo gaúcho. No início da solenidade, a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, resumiu o sentimento de todos os presentes: “É um dia de esperança que ficará marcado no coração de todos”, disse emocionada.
Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care; Jorge Amilton Hoher, 68 anos, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro; Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; e Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
O governador Eduardo Leite valorizou a importância do SUS no combate à covid-19 desde o início da pandemia e também na pesquisa e na distribuição das vacinas. Também reforçou a segurança dos imunizantes, e alertou para a necessidade de se manter as medidas preventivas: “É apenas o início da imunização. A vacina é segura, testada pela ANVISA, mas não resolverá o problema hoje. É necessário seguir as medidas de prevenção”, garantiu.
Preocupado com a retomada da chamada ‘vida normal’, Eduardo Leite falou de tratativas de incluir outros grupos prioritários, agilizando a volta de outras atividades, como as escolas: “O Rio Grande do Sul trabalha para adiantar a vacinação dos professores, para que seja possível começar o processo de volta às aulas.”, afirmou.
VACINAÇÃO NO INTERIOR
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prepara para esta terça-feira, 19/01, o envio de doses da vacina contra a Covid-19 para todos os municípios do Estado. Serão encaminhadas 170 mil doses. A quantidade restante será destinada à segunda dose da aplicação no público prioritário, prevista para acontecer entre 2 e 4 semanas após a primeira aplicação.
Ainda nesta terça-feira serão definidas, nas Coordenadoria Regionais de Saúde (CRS), as quantidades de imunizante que cada município receberá, seguindo os critérios populacionais dos grupos prioritários. A 9ª CRS, com sede Cruz Alta e que atende Tupanciretã, receberá 1.920 doses.
“Amanhã cedo, nas primeiras horas da manhã, começa a distribuição para as Coordenadorias Regionais. A partir dessas coordenadorias, as vacinas chegarão aos municípios. Garanto que todos os municípios do estado terão vacina”, finalizou Eduardo Leite.