O plano de vacinação contra Covid-19 de Tupanciretã ganha clareza em material divulgado através da assessoria de imprensa da prefeitura. No vídeo, publicado no You Tube nesta terça-feira (19), o secretário de Saúde, Vinicius Nagera, esteve ao lado da coordenadora de imunização, enfermeira Andrea Appel, para apresentar informações da imunização no município.
Inicialmente a Secretaria de Saúde estimava vacinar apenas os profissionais de linha de frente de combate à pandemia do Hospital de Caridade Brazilina Terra (HCBT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas após declaração divulgada, além de oficializar o plano de vacinação, acrescentou os lares Santa Rita de Cássia e Laura Brum, e o Posto de Saúde Tio Riva (ESF-4).
Andrea explicou que, a equipe de vacinação irá aos pontos de aplicação, no HCBT, apenas os profissionais de linha de frente e da Samu aqueles que trabalham na condução de pacientes graves. Nos lares, a orientação é de aplicar o imunizante também nos profissionais que atuam nos lares, mas esses precisam estar regulamentados.
A funcionária pública citou que, o posto do Centro aplicará a vacinação de rotina a partir de amanhã até sexta-feira, dia 29 de janeiro, ou seja, apenas esta sala estará aberta, das 7h às 13h. E, enfatizou outros pontos como o período de cuidados após a imunização: "a aplicação demora até 20 dias para fazer efeito no organismo".
A segunda fase de imunização está indefinida, embora as doses não estejam no município, mas serão disponibilizadas pelo Estado que detém os imunizantes. Todo o procedimento adotado segue orientação da 9° Coordenadoria de Saúde.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais.
Secretário da Saúde
Vinicius Nagera destacou que as doses da Coronavac chegarão na tarde de quarta-feira (20), em Tupanciretã e, as aplicações deverão iniciar na quinta-feira (21). Um carro da secretaria fará a busca das 178 doses destinadas a Tupanciretã nesta primeira etapa.