O governo do Estado do Rio Grande do Sul criou plataformas para apresentar dados sobre a Covid-19 em suas variadas composições. Através do site: https://covid.saude.rs.gov.br/, é possível acessar a situação aproximada da lotação de hospitais que tratam pacientes com a doença ou suspeita, seja, ou não UTI, fracionadas em adulto e pediátrica.
Nos últimos dias, em decorrência da forte demanda de exames e atendimentos no ESF-4, os dados da situação e quantitativo de pacientes tupanciretanenses em tratamento em hospitais de outras cidades do Estado e no município, não foram divulgados. Embora o modelo não confirme a situação daqueles que dependem de UTI, ou por orientação médica necessitaram de transferência, índice é balizador importante para a análise da capacidade hospitalar.
Mas a relação atualizada à 1h07 deste sábado, dia 20, no portal, aponta que de dez leitos, oito estão ocupados por pacientes em tratamento específico para a Covid-19, no Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), do total, um é considerado suspeito.
A pesquisa não informa o estado clínico dos pacientes, porém relata que as internações são de adultos.
Em live, onde anunciou uma série de medidas, e a atualização do Distanciamento Controlado da semana, o governador Eduardo Leite (PSDB) apelou aos hospitais que mantenham o repasse de dados de internações atualizados.