A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu a live Saúde mental: resultados finais da pesquisa CovidPsiq, evento com transmissão aberta ao público pelo YouTube.
Esta pesquisa iniciou em abril de 2020, quando o professor do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM Vitor Crestani Calegaro, iniciou o trabalho com foco nos sintomas mentais e comportamentais ocasionados pelo isolamento social. A pesquisa começou a ganhar proporções a nível nacional, devido à importância do assunto, cuja a qual, se trata de uma pandemia global além do estudo ser considerado inédito naquele momento dentro do país.
Tamanha importância da pesquisa, resultou em quase 6 mil brasileiros participantes. Com o avanço da pesquisa e aumento desta demanda, Vitor Calegaro contou com a ajuda de um grupo de pesquisadores, mais de 70 pessoas, entre médicos psiquiatras, psicólogos, professores, residentes e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Franciscana (UFN) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na UFRGS, o estudo tem a colaboração das professoras da Faculdade de Medicina Lucia Helena Machado Freitas e Simone Hauck, além do pós-doutorando e docente da UFSM Maurício Scopel Hoffmann. A pesquisa contou com fomento financeiro de inciativa pública, e segundo o relato de Vitor, o financiamento da pesquisa é fomentada apenas por verba pública, sem influência da indústria.