Após reunião realizada na manhã desta quarta (16), onde estiveram presentes profissionais da saúde, educação e meio ambiente, a Prefeitura Municipal publicou nota alertando a população sobre a existência de focos do mosquito da dengue em Tupanciretã, e informando sobre ações que serão realizadas no sentido de diminuir os locais de foco do mosquito.
O grupo responsável pelo Plano de Contingência da Dengue em Tupanciretã irá realizar ações para verificar áreas externas que possam ser ambientes de reprodução do mosquito da dengue, e também para mobilizar a comunidade tupanciretanense em relação aos cuidados que devem ser tomados para manter o vírus da dengue longe da Capital Estadual da Soja.
A enfermeira Daiane Reis, coordenadora epidemiológica, informa que em julho será realizada ação para coleta de vidros e pneus, lugares onde o mosquito aedes aegypti deposita seus ovos junto da água parada.
Apesar de nenhum aedes aegypti contaminado pelo vírus ter sido identificado na Terra da Mãe de Deus, a presença do mosquito, somada aos casos de dengue que vem sendo identificados em municípios da região, deixam o poder público em alerta. Assim, a comunidade deve observar os cuidados de prevenção da doença, para evitar a proliferação de outra enfermidade no município.
Os cuidados básicos para prevenir a dengue, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, são os seguintes:
>> Dentro de casa <<
>> Área Externa <<