Reportagem da Folha de São Paulo apurou a aplicação de cerca de 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca no país. 1532 municípios brasileiros teriam registro dessas aplicações, que constariam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
Os lotes cujas vacinas foram aplicadas depois da data de validade são os seguintes: 4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, 4120Z025, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506 e CTMAV520. Quem se vacinou com o imunizante Astrazeneca pode conferir em sua carteira de vacinação o lote da vacina recebida. Tupanciretã não consta entre as cidades com aplicação de vacina vencida.
Ainda que o maior número de doses vencidas tenha sido aplicado em cidades de outros estados, como Paraná e Pará, o Rio Grande do Sul também apresenta registros de imunizantes Astrazeneca fora da validade. O levantamento mostra que existem 96 casos de aplicação de vacina vencida no Rio Grande do Sul. A cidade de Santo Ângelo, com registro de 260 doses aplicadas nessas condições, é o município com mais casos de vacinação imprópria.
Na região central do Estado (onde se situa Tupanciretã), oito municípios apresentam registro de vacinação com doses fora da validade:
A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde do RS informa que está compilando dados oficiais junto ao Ministério da Saúde e deve prestar esclarecimentos em breve, orientando sobre o procedimento que deve ser feito por quem recebeu dose fora da validade.