Além da vacinação contra a covid-19, que já inicia a imunização dos tupanciretanense com 30 anos ou mais, e também completa a imunização dos vacinados com imunizante Oxford/Astrazeneca até 11/5, a Terra da Mãe de Deus também está protegendo seus cidadãos contra os vírus da gripe.
Dados do Ministério da Saúde mostram que Tupanciretã possui 10 mil e 5 pessoas dentro do público-alvo atendido na etapa atual da vacinação contra a gripe. Desse total, 6509 pessoas (somando doses únicas e segundas doses completas) estão com a imunização em dia. Atualmente, o percentual de cobertura vacinal em Tupanciretã é de 61,2%. Sendo que a meta prevista pelo Plano Nacional de Imunização é de 90%.
Os grupos das puérperas e dos professores chamam a atenção pela alta taxa de vacinação: 93,1% das puérperas do município receberam imunização contra a gripe. Entre os professores, 93,3% está vacinado. Como destaque negativo está o grupo das pessoas com deficiência permanente: apenas 4,6% do grupo foi imunizado.
Confira abaixo o número de doses aplicadas e o percentual de vacinação em cada grupo prioritário da vacinação contra a gripe em Tupanciretã (segundo dados do Painel Influenza 2021, do Ministério da Saúde):
VACINA DA GRIPE E VACINA DA COVID: POSSO TOMAR AS DUAS?
Um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações é necessário. Independente de qual vacina tenha sido recebida primeiro.
ESTADO AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Na última quarta (14), o governo do Rio Grande do Sul recebeu carga com mais de 600 mil doses de imunizante contra a gripe. O lote, que começa a ser enviado às Coordenadorias Regionais de Saúde nesta quinta (15), será preferencialmente usado na vacinação dos grupos prioritários considerados mais vulneráveis a terem complicações em casos de gripe grave: idosos, gestantes e crianças. Ambos os grupos se encontram abaixo dos 70% de cobertura vacinal no RS (idosos: 68,1%; gestantes: 59,5%; crianças: 63,5%), e estão distantes da meta de 90% de vacinados.