A vacinação contra o coronavírus continua trazendo resultados cada vez mais concretos. Iniciando com a diminuição da ocupação de leitos de UTI, a imunização de grande parte da população agora atinge mais explicitamente os números de novos casos e óbitos. Com 720 óbitos em todo o Rio Grande do Sul, agosto é o mês com menor número de falecimentos desde junho de 2020, quando houve 440 mortes.
Em relação a casos confirmados, em agosto de 2021 ocorreram 27 mil 555 novos casos, sendo que em nenhum outro mês do ano foram registradas menos de 90 mil novas infecções por coronavírus.
A relação entre diminuição nos números de óbitos e casos confirmados e a ampliação da vacinação se fortalece quando se observa os números da imunização contra a covid-19. O Rio Grande do Sul conta com 7,62 milhões de pessoas vacinadas com primeira dose, e 3,84 milhões com esquema vacinal completa.
Acompanhando a queda nas infecções, o número de leitos de UTI livres no Rio Grande do Sul atualmente também é o maior desde o início da pandemia: 1400 leitos estão disponíveis. A propósito de comparação, no início de junho haviam 457 leitos vagos.