Nesta terça (16), o Ministério da Saúde anunciou que todos os brasileiros adultos estão aptos a receber terceira dose de imunizante contra a covid-19, que deverá ser ministrada cinco meses após o recebimento da segunda dose. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, explica que a decisão foi tomada com base em estudos científicos realizados em parceria com a Fiocruz e a Universidade de Oxford.
O ministro também explicou que, preferencialmente, a dose de reforço recebida será de um imunizante diferente daquele recebido anteriormente. Ou seja, quem tomou duas doses de imunizante Oxford receberá a vacina da Pfizer como reforço, e vice-versa.
COMO FUNCIONA A TERCEIRA DOSE PARA CADA UM DOS IMUNIZANTES UTILIZADOS?
Enquanto vacinados com Pfizer, Oxford e Coronavac devem aguardar os cinco meses da segunda aplicação para receber a terceira dose, o mesmo não acontece com vacinados pelo imunizante Janssen (que foi, originalmente, administrado em dose única).
Segundo orientações do Ministério da Saúde, pessoas imunizadas com Janssen deverão receber segunda dose dois meses após a primeira aplicação. Assim, após essa segunda aplicação, deve-se esperar cinco meses para o recebimento da terceira dose. O esquema de vacinação com duas doses de Janssen já é utilizado nos Estados Unidos.
RIO GRANDE DO SUL
Após o anúncio do Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde se pronunciou afirmando que aguarda nota com orientações do governo federal e também a chegada de novas doses para atender a demanda. De acordo com a pasta, mais de 1,6 milhão de gaúchos já estariam aptos para receber essa terceira dose.
TUPANCIRETÃ
Ainda não há manifestações da Coordenadoria de Imunização Municipal a respeito da aplicação de terceira dose em adultos.