noticias974 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Saúde

Enfermeira Andrea Appel divulga vacinação deste sábado (27) e ressalta importância da imunização

Associando a diminuição de casos e internações com o avanço da vacinação, a coordenadora de imunização municipal também detalhou o público-alvo da etapa de amanhã

Publicada em 26/11/2021 às 13:02h

Leonardo Pinto dos Reis - estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Enfermeira Andrea Appel divulga vacinação deste sábado (27) e ressalta importância da imunização   Compartilhar a noticia Enfermeira Andrea Appel divulga vacinação deste sábado (27) e ressalta importância da imunização   Compartilhar a noticia Enfermeira Andrea Appel divulga vacinação deste sábado (27) e ressalta importância da imunização

Link da Notícia:

Enfermeira Andrea Appel divulga vacinação deste sábado (27) e ressalta importância da imunização
 (Foto: JM Digital)

Durante a manhã desta sexta, a enfermeira Andrea Appel, coordenadora de imunização municipal, concedeu exclusiva ao JM Digital para informar a população sobre o mutirão de vacinação que acontece neste sábado (27). Na ocasião serão imunizadas com primeira dose pessoas a partir dos doze anos, além de segunda dose para vacinados com Oxford, Pfizer (exceto que recebeu primeira dose após 27/9) e Coronavac: 

 

“Em relação à vacinação de segunda dose: quem se vacinou com Oxford ou Coronavac, não interessa a data da primeira dose, já é o momento de fazer a segunda dose. Estaremos esperando. Quanto ao imunizante Pfizer, se a pessoa tiver recebido a primeira dose a menos de dois meses (depois de 27/9), ainda não pode receber a segunda dose”, informou Andrea. 


 

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO 

Andrea Appel também destacou a vacina como extremamente necessária para a prevenção de complicações da covid-19: 

  • “Só uma dose não previne a forma grave da doença. Segundo os estudos, as maiores internações de casos graves são em idosos e jovens não-vacinados ou que receberam apenas uma dose”. 

 

Para as pessoas que ainda possam ter dúvidas sobre a eficácia e segurança das vacinas, a enfermeira fez um pedido para que os dados de casos e mortes desde o início da pandemia sejam analisados, levando em consideração o que aconteceu após o começo das campanhas de vacinação.  

  • “No início da pandemia, o sistema de saúde colapsou. Então, as pessoas devem ter percebido que, após a vacinação, os números de casos caíram muito. Mesmo vacinado, é possível o contágio. Porém, quando mais pessoas vacinadas, menos o vírus vai circular. A vacina previne a forma grave. Assim, se a pessoa precisar de atendimento, provavelmente não vai precisar de internação. As pessoas não podem esquecer que o número de óbitos também está caindo. Desde que a vacina começou a avançar, os números de casos e mortes vêm caindo. Há uma relação direta”. 

A coordenadora de imunização também comentou sobre a segurança da vacina e sobre a aplicação de dose de reforço, ressaltando que outros imunizantes, já utilizados há anos para o combate de outras doenças, também necessitam de novas doses: 

  • “Os primeiros vacinados [contra a covid-19] foram os trabalhadores de saúde. Caso as vacinas fizessem algum mal, o mundo todo iria ficar sem profissionais de saúde”, disse, citando ainda o exemplo da vacina pentavalente, que necessita de terceira dose e mais dois reforços. 

 

E resumiu as orientações: 

  • “As pessoas precisam seguir fazendo as doses conforme a recomendação”. 

 


VACINA JANSSEN 

Respondendo pergunta de webespectadora, a enfermeira falou da situação de novas doses do imunizante Janssen:

  • “Recebemos comunicado da Coordenadoria. Estão analisando a questão da vacina Janssen, que ainda está em processo de avaliação. As vacinas não chegaram em nossa Coordenadoria. Ainda não há previsão”. 

 

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 

Andrea também resumiu o esquema de vacinação atualmente implantado em Tupanciretã: 

  • “Temos conduzido o calendário da seguinte forma: terça, segunda dose na Casa de Cultura; quarta, primeira dose na Casa de Cultura; quinta, terceira dose nas unidades de saúde. Pretendemos manter nessa linha. Porém, às vezes, o recebimento de remessas varia e o cronograma tem de ser alterado”. 


 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.