Durante a manhã desta sexta, a enfermeira Andrea Appel, coordenadora de imunização municipal, concedeu exclusiva ao JM Digital para informar a população sobre o mutirão de vacinação que acontece neste sábado (27). Na ocasião serão imunizadas com primeira dose pessoas a partir dos doze anos, além de segunda dose para vacinados com Oxford, Pfizer (exceto que recebeu primeira dose após 27/9) e Coronavac:
“Em relação à vacinação de segunda dose: quem se vacinou com Oxford ou Coronavac, não interessa a data da primeira dose, já é o momento de fazer a segunda dose. Estaremos esperando. Quanto ao imunizante Pfizer, se a pessoa tiver recebido a primeira dose a menos de dois meses (depois de 27/9), ainda não pode receber a segunda dose”, informou Andrea.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
Andrea Appel também destacou a vacina como extremamente necessária para a prevenção de complicações da covid-19:
Para as pessoas que ainda possam ter dúvidas sobre a eficácia e segurança das vacinas, a enfermeira fez um pedido para que os dados de casos e mortes desde o início da pandemia sejam analisados, levando em consideração o que aconteceu após o começo das campanhas de vacinação.
A coordenadora de imunização também comentou sobre a segurança da vacina e sobre a aplicação de dose de reforço, ressaltando que outros imunizantes, já utilizados há anos para o combate de outras doenças, também necessitam de novas doses:
E resumiu as orientações:
VACINA JANSSEN
Respondendo pergunta de webespectadora, a enfermeira falou da situação de novas doses do imunizante Janssen:
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
Andrea também resumiu o esquema de vacinação atualmente implantado em Tupanciretã: