A ampliação da vacinação em solo gaúcho (o RS já conta com 95,6% dos adultos imunizados com primeira dose, e 86,7% com esquema vacinal completo), tem como consequências diretas a diminuição nas hospitalizações em decorrência da covid-19 e a diminuição de casos graves. Efeitos que podem ser verificados nos indicadores de leitos disponibilizados, no site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, 524 gaúchos se encontram internados com coronavírus. Desse montante, 278 encontram-se na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), enquanto os 246 restantes então em leito clínico. O total incluindo também casos suspeitos de covid e a síndrome respiratória aguda grave indica 790 pessoas internadas: 383 na UTI e 407 em leito clínico. Para efeito de comparação, em março de 2021, havia mais de 5400 gaúchos fora da UTI, e mais de 2600 em Unidades de Tratamentos Intensivos.
Hospitais próximos de Tupanciretã também se encontram em situação mais confortável. Em Cruz Alta, dois hospitais dividem os cinco internados com covid-19 confirmada ou em suspeita. Em Santa Maria, os oito hospitais somam 16 internados na mesma condição.
As mortes e casos também se encontram em patamar muito quando comparados ao início do ano. Hoje, a média móvel de óbitos diários está em 13, e em tendência de queda. Em março, aconteciam cerca de 300 óbitos diários no RS em decorrência da covid-19. Ou seja: a vacina salva vidas.