Nessa segunda (27), a Secretaria Estadual de Saúde anunciou determinações a respeito da vacinação contra covid-19 em crianças gaúchas. Toda criança que for levada pelos pais ou responsáveis aos locais de vacinação receberá a imunização, sem a necessidade de apresentar prescrição médica. A decisão teve a aprovação Comissão Intergestores Bipartite, e segue orientação da Anvisa.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, concorda com a decisão, ressaltando também que a segurança da vacina e as evidências científicas que direcionam para a imunização das crianças:
Entretanto, ainda não há uma data oficial para início da vacinação infantil no Brasil, sendo que o país também não possui doses do imunizante Pfizer (o único aprovado pela Anvisa para utilização em crianças, até o momento) destinadas às crianças.
Também na segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou nota informando que é a favor da vacinação de crianças contra covid, na faixa etária dos cinco aos onze anos. A pasta, que em um primeiro momento sinalizou não haver pressa para o início da vacinação infantil, indica que a imunização desse grupo pode iniciar em janeiro.
39 países já aprovaram a vacinação de menores de doze anos. Entre eles, estão Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, China, Dinamarca, Espanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Chile, Equador e Emirados Árabes Unidos.