A Covid-19, mesmo com o surgimento da vacina, segue mostrando que se adapta e possui a capacidade de intrigar os cientistas e apontar diferentes formas de complicações, cepas e mutações. Tupanciretã viu o boletim epidemiológico saltar de três pessoas infectadas, para 53 ativos, em 11 dias, e a variante Ômicron pode estar relacionada, menos letal, mas mais infecciosa, garante a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a assessoria de comunicação da administração municipal, o COE discute, nesta sexta-feira, dia 07, para deliberar sobre o estado do município diante do aumento de casos.
No início do ano, a prefeitura chegou a confirmar o cancelamento do boletim diário da Covid-19, passando para semanal, no entanto, não conseguiu a execução, pois desde então, está sendo divulgado e causando apreensão na população pelo aumento de novos casos. Pelas redes sociais as manifestações são, de forma geral, solicitações de ações das autoridades, principalmente, atreladas ao Carnaval, que já está cancelado no município, mas prevê a realização de confraternizações nas sedes dos blocos carnavalescos. Algumas manifestações também questionam viagens, falta de cuidados entre outras.
Levantamento realizado pelo JM Digital compilou dados do mês de dezembro do ano passado onde 17 pessoas foram confirmadas com a doença, desse total: 13 foram identificados no sistema público e os demais por laboratório privado, ainda, foram realizados 277 exames PCR, considerados descartados, tanto no ESF-4, Posto Tio Riva e no Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), neste último em menor demanda, justamente pelo posto ser referência no atendimento à população.
Já o mês de janeiro de 2022, há um expressivo volume de atendimentos na rede pública, até aqui, 139 pessoas foram descartadas para a doença, e dos 52 confirmados no período, 27 foram identificados no HCBT e maioria no ESF-4, os demais por meio de teste particular.
Os dados revelam apenas o atendimento na rede pública, embora laboratórios privados, clínicas e planos particulares também realizem atendimentos, que são repassados ao quantitativo diária, por vezes com algum atraso.