Prefeito Gustavo Terra detalha alterações no atendimento dos postos de saúde do município
Medidas iniciam nesta quarta (26) e seguem até 4/2. Aumento do número de casos de covid-19 já vêm diminuindo disponibilidade de testes em municípios da região
Publicada em 26/01/2022 às 09:05h
Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: JM Digital)
No início da noite da última terça (25), a Prefeitura Municipal divulgou vídeo no qual o prefeito Gustavo Terra detalha as mudanças que serão realizadas no atendimento dos postos de saúde da cidade buscando um melhor atendimento à comunidade dentro do cenário de aumento de casos de covid-19. Entre as alterações, está o redirecionamento de profissionais e modificações no horário de funcionamento de alguns postos:
“Estamos fechando temporariamente o posto de saúde do bairro Gaúcha nos dois turnos, e o posto do bairro Pedreira no turno da tarde. No posto Pedreira, há em torno de dez pessoas que recebem curativos de tamanho significativo. Assim, manteremos uma técnica de enfermagem e uma enfermeira para seguir fazendo esses procedimentos. Os demais profissionais serão deslocados ao Posto do Centro e ao ESF-4. Adotamos essas medidas devido ao aumento significativo de atendimentos no ESF-4", explicou.
O deslocamento de profissionais ao ESF-4 tem como objetivo ampliar os serviços no local, garantindo uma maior qualidade de atendimento:
“Estamos providenciando o fortalecimento da estrutura do ESF-4 para melhor atendimento. Pedimos a todos que buscam os postos de saúde para check-ups e exames de rotina que, dentro do possível, aguardem até o mês de fevereiro. Evitando ir aos postos em situações de pequena gravidade”.
O aumento de casos também traz outras situações que precisam de atenção. Entre elas, a manutenção do estoque de testes para covid-19:
“Ontem, foram realizados 211 testes de covid-19 no ESF-4. Ainda temos um estoque significativo de testes, mas estamos com dificuldades de buscar novos testes no mercado. Os fornecedores não estão entregando, e vários municípios da região não possuem mais testes. Pedimos àquelas pessoas que tenham condições financeiras de custear seus próprios testes na rede privada, que o façam por dois motivos: para economizar o estoque de testes da rede pública e para descongestionar o ESF-4", disse, destacando a chance de não-contaminados acabarem se infectando quando se dirigem ao ESF-4 para realizar o teste.
“Peço a compreensão de todos. Estamos remanejando nossa equipe de saúde e, dentro do possível, contratando novos profissionais para não deixar nossa comunidade desamparada”, finalizou o prefeito.