Durante a tarde desta sexta (4), a Secretaria Estadual da Saúde divulgou levantamento a respeito das hospitalizações e óbitos causados pela covid-19 no Rio Grande do Sul entre dezembro e janeiro. As análises mostram que 68% das hospitalizações e 70% dos óbitos motivados por coronavírus aconteceram em gaúchos não vacinados ou parcialmente imunizados.
Foram considerados vacinados aqueles que receberam as duas doses (ou a dose única) e, estando aptos para a dose de reforço, também a tomaram. Parcialmente imunizados são aqueles que, ou não tomaram a segunda dose, ou não tomaram a dose de reforço, estando aptos para tal. Os não vacinados são aqueles que não receberam nenhuma dose de imunizante.
Os dados compilados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) foram obtidos por meio dos registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave com classificação final de covid-19 notificadas no Sivep-Gripe e então cruzados com os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
O levantamento também permitiu comparar as possibilidades de óbito entre vacinados e não-vacinados em diferentes faixas etárias. Entre os idosos, a probabilidade de morte é 21 vezes maior caso a pessoa não tenha recebido a vacina. Na faixa etária dos 40 aos 59 anos, não vacinados têm 13 vezes mais chance de óbito.