O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações informou os números do atraso vacinal no Rio Grande do Sul. São mais três milhões de gaúchos que, estando aptos para receber a segunda dose ou a dose de reforço, não compareceram para fortalecer sua imunização contra o coronavírus.
No tocante à segunda dose, o estado conta com 786 pessoas com esquema vacinal em atraso. O número equivale a 9% dos que receberam a primeira aplicação. A Secretaria Estadual de Saúde informa que, casos essas pessoas estivessem com duas doses de imunizante, o RS chegaria a 80% da população vacinada com esquema completo (atualmente, são 73%).
O número de gaúchos que não recebeu a dose de reforço é ainda maior, ultrapassando os 2,5 milhões. Ou seja, em cada dez pessoas, três não buscaram fortalecer sua imunidade. Caso estivessem vacinados, o percentual de gaúchos com dose de reforço subiria de 27% para 49%.
Vale lembrar que, nos últimos dois meses, mais de 70% dos óbitos causados por covid-19 no RS foram de pessoas não vacinadas ou com doses em atraso.