No dia 20 de agosto acontece em Tupanciretã e em todo o Brasil o Dia D da vacinação contra paralisia infantil e da multivacinação. O objetivo é vacinar pelo menos 95% das crianças de dois meses a cinco anos contra a poliomielite e atualizar as vacinas de rotina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Mas atenção, mesmo antes do Dia D é possível garantir a imunização. Os postos de saúde do Centro, Pedreira, Marcial Terra e Gaúcha já oferecem vacinas de rotina e contra paralisia infantil de segunda a quinta, nos seguintes horários:
Vacinar as crianças contra a paralisia infantil é extremamente importante. Afinal, foi por causa da ampla vacinação que essa doença foi erradicada do território brasileiro: o último caso de poliomielite registrado no país foi em 1989.
Antes da vacina, o país convivia com surtos da doença, desde anos 1920 até os anos 1980, quando foram iniciadas as campanhas de vacinação. O Rotary Club teve um papel importante na promoção e na conscientização a respeito da necessidade de imunização.
A associação segue atuando para garantir que a paralisia infantil siga extinta e alerta que a queda na cobertura vacinal pode ocasionar o retorno da doença.
As vacinas de rotina ajudam o organismo a reforçar a imunidade contra vírus como o do sarampo e da caxumba. A vacinação também ajuda a diminuir a possibilidade de transmissão dos vírus. Quem se vacina protege a si mesmo e a todos aqueles com quem convive.
TODOS CONTRA A DENGUE