O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou na noite de quarta (28) a prorrogação das campanhas de vacinação contra a polio e multivacinação até 22 de outubro. A motivação para a extensão nas datas é a baixa cobertura vacinal no estado.
POLIO
Em relação à imunização contra a paralisia infantil, a meta é vacinar 95% das crianças gaúchas entre um e quatro anos. Porém, até o momento, apenas 60,4% foram imunizadas. Isso significa que, de 554 mil crianças que compõem o público-alvo, 335 mil receberam a vacina.
Em Tupanciretã, o público-alvo é de 1296 crianças. Dessas, 839 já tomaram a gotinha. Ou seja, 64,7% do público-alvo. O maior percentual de cobertura vacinal é entre crianças de 1 ano (82,5%), enquanto o menor fica no grupo das crianças de 2 anos (59,8%). Os dados são do Ministério da Saúde.
A paralisia infantil é uma doença que não existe no Brasil. Para que a situação continue assim, é fundamental que as crianças recebam a imunização. Quanto mais baixos os índices de vacinação, maior é o risco de retorno da enfermidade, que causa graves sequelas motoras e cognitivas.
MULTIVACINAÇÃO
A multivacinação visa imunizar crianças de menos de um ano até adolescentes de 14 anos que tenham alguma vacina em atraso.
As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
Para os adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).
Confira o resumo dos públicos-alvo das campanhas contra a polio e multivacinação:
Abaixo de 1 ano de idade: só faz vacina se tiver alguma em atraso.
Entre 1 e 4 anos: faz vacina da pólio (gotinha) e outras se tiver alguma em atraso.
Dos 5 aos 14 anos: só faz vacina se tiver alguma em atraso.
TODOS CONTRA A DENGUE