Na última quarta-feira (8), a Secretaria Estadual de Saúde lançou campanha de prevenção contra o vírus HIV durante o carnaval.
Cards e vídeos informativos serão divulgados em canais de imprensa a partir desta quinta (9). O slogan da iniciativa é o seguinte: “Ô abre alas, mas não deixa a aids passar”.
A médica Leticia Ikeda, do Hospital Sanatório Partenon (SES), referência no atendimento a pessoas com HIV/Aids e Tuberculose no Estado, fala da importância da atenção em relação ao vírus:
A especialista também destaca que, apesar da redução do número de infectados, a situação ainda é crítica no Rio Grande do Sul. Inclusive, segundo informações do Ministério da Saúde, o RS é o segundo estado brasileiro com maior número de infectados.
Orientações para prevenção e outras dúvidas e informações podem ser retiradas nas unidades de saúde em todo o estado. Nesses locais, também estão disponíveis preservativos gratuitos.
O SUS também disponibiliza dois tipos de tratamentos preventivos por meio de comprimidos: Profilaxia pré-Exposição (PrEP), para pessoas que sabem que podem correr o risco de contaminação, e a Profilaxia pós-Exposição (PEP) para pessoas que estiveram em uma situação de provável contaminação nas últimas 72 horas.
A médica explica ainda que as pessoas podem ter o vírus HIV, mas não necessariamente desenvolverem a Aids, que é a doença causada pelo vírus HIV, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
TODOS CONTRA A DENGUE