noticias75 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Saúde

10ª Conferência Municipal de Saúde aponta caminhos para as demandas municipais

Realizado a cada quatro anos, o encontro reúne autoridades para discussão das necessidades do sistema de saúde local

Publicada em 15/03/2023 às 16:59h

Da Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia 10ª Conferência Municipal de Saúde aponta caminhos para as demandas municipais  Compartilhar a noticia 10ª Conferência Municipal de Saúde aponta caminhos para as demandas municipais  Compartilhar a noticia 10ª Conferência Municipal de Saúde aponta caminhos para as demandas municipais

Link da Notícia:

10ª Conferência Municipal de Saúde aponta caminhos para as demandas municipais
 (Foto: JM Digital)

Nesta quarta-feira, 15, o Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS) realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã. O encontro busca entender as necessidades da comunidade para então transmiti-las aos órgãos superiores.   

  

O evento contou com a presença do vice-prefeito Márcio Dias; do secretário municipal de Saúde, Vinicius Nagera; do vice-presidente da Câmara, Benhur Terra; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzane Rodrigues e de demais convidados. O tema do evento era: Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia. 

 

A comunidade tupanciretanense esteve presente em peso, praticamente lotando o plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, a população teve a oportunidade de manifestar sua opinião e também de apresentar sugestões de melhorias na área da Saúde. 

 

Entre os assuntos previstos para serem tratados estavam: a importância de garantir direitos e defender o SUS; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; a importância de garantir a vida e a democracia. 

 

 

No início do evento, foi realizada palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) com a servidora da 4ª Regional de Saúde, Andrea Moro. A profissional da saúde lembrou que o SUS atende 100% da população, incluindo as pessoas que não são usuárias diretas, mas dependem dos serviços. 

  • “Ele (SUS) foi criado para que todos os brasileiros tenham acesso integral e universal a saúde. A gente pode perceber que 70% da população acessa, única, e exclusivamente, o SUS. Mas eu falo que 100% das pessoas utilizam o sistema: a água que bebemos passa por análise de órgão subordinado ao SUS; em algum momento da vida, podemos precisar receber ou doar sangue; temos direito à vacinação. Na pandemia, pudemos perceber o trabalho do órgão. Tudo isso é SUS”, disse, posteriormente abrindo espaço para perguntas da plateia. 

 

A nutricionista Ariane Botega, que também fez uso da palavra, resumiu o objetivo do encontro: 

  • “Fazer avaliações, formular políticas, pensar os interesses de dentro do município e levá-los à esfera estadual”. 

 

O vice-prefeito Márcio Dias defendeu que o gestor público precisa estar sempre se aperfeiçoando e manter atenção diária com as necessidades da comunidade:  

  • “Nós, gestores, precisamos nos adequar. A cada dia surge uma demanda diferente. Precisamos estudar, buscar informação, e realmente fazer o necessário para responder às demandas da comunidade”, disse.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.