Nesta quarta-feira, 15, o Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS) realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã. O encontro busca entender as necessidades da comunidade para então transmiti-las aos órgãos superiores.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Márcio Dias; do secretário municipal de Saúde, Vinicius Nagera; do vice-presidente da Câmara, Benhur Terra; da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzane Rodrigues e de demais convidados. O tema do evento era: Garantir os Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia.
A comunidade tupanciretanense esteve presente em peso, praticamente lotando o plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, a população teve a oportunidade de manifestar sua opinião e também de apresentar sugestões de melhorias na área da Saúde.
Entre os assuntos previstos para serem tratados estavam: a importância de garantir direitos e defender o SUS; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; a importância de garantir a vida e a democracia.
No início do evento, foi realizada palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) com a servidora da 4ª Regional de Saúde, Andrea Moro. A profissional da saúde lembrou que o SUS atende 100% da população, incluindo as pessoas que não são usuárias diretas, mas dependem dos serviços.
A nutricionista Ariane Botega, que também fez uso da palavra, resumiu o objetivo do encontro:
O vice-prefeito Márcio Dias defendeu que o gestor público precisa estar sempre se aperfeiçoando e manter atenção diária com as necessidades da comunidade:
TODOS CONTRA A DENGUE