O mês de abril é marcado pela Dia Mundial em Conscientização ao Autismo, a data em alusão ao movimento é o dia 2. Mas o período não serve apenas para lembrarmos da importância do tema e, sim, a capacitação de profissionais e a inclusão. Nesta linha, a Prefeitura de Tupanciretã reuniu profissionais da saúde e educação para a 1ª Formação Municipal sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O evento aconteceu na Casa de Cultura, José Mariano de Freitas Beck, na manhã desta quinta-feira, dia 25. O público-alvo foi profissionais de educação, especificamente, monitores da educação especial e coordenadores e diretores das escolas estaduais, particulares, e municipais, além de profissionais que atuam na área.
Além de dimensionar sobre a importância do tema, o eixo principal apontou que, o TEA não é uma doença, mas sim um espectro que acomete cada pessoa de forma única e singular, em que são subdivididos em grupos de suporte 1, 2 e 3.
Para a formação, o evento contou com os painelistas: terapeuta ocupacional, Liése Nascimento dos Santos; psicólogo, Robson Moreira França e a educadora especial, Rossana Gularte Ribas.
“Foi uma manhã bem produtiva, o público ficou satisfeito com a abordagem, a forma que eles, que é o dia a dia deles nas escolas. Então a gente viu como um evento de suma importância para as escolas estarem atendendo essa demanda, que é o transtorno do espectro autista”, disse a coordenadora do Caps Júlio Casarin, Cassiane Webber.
TODOS CONTRA A DENGUE