O Executivo Municipal realizou entrevista coletiva na manhã de hoje (04), na Prefeitura, para divulgar a causa da morte do estudante, Tailor dos Santos Rocha, de 12 anos.
O resultado do exame, da amostra da secreção, do adolescente foi disponibilizada pelo LACEN (Laboratório do Estado do Rio Grande do Sul ), que confirmou infecção, pelo vírus H3N2.
Tailor, foi encaminhado à cidade de Canoas, no último domingo (01°), com complicações graves, que afetavam o sistema respiratório. Ele foi internado no Hospital da Ulbra, onde não resistiu e veio a falecer horas depois.
A Administração Municipal, informa a população, que o caso isolado, não é motivo para pânico, nem de pandemia. Conforme orientação, da Secretaria de Saúde do Estado, os contatos íntimos do menino deverão receber a vacina, e por uma decisão local, os colegas de aula, também receberão imunização.
Este é o primeiro caso confirmado de H3N2, em Tupanciretã, a equipe de saúde, informa ainda, que a rede básica está preparada para receber possíveis atendimentos, e que o remédio Tamiflu, está disponível, inclusive no Hospital de Caridade Brasilina Terra.
As equipes seguem as orientações do protocolo de atendimento elaborado pelo Ministério da Saúde, e reforçam os cuidados com a prevenção e de higiene, para evitar outros casos.
Quanto a vacinação, a Secretaria de Saúde do Município informa que não há vacinas disponíveis, apenas em casos que necessitem da segunda dose ou de excepcionalidade.