Com a informação de que mais uma pessoa está internada no Hospital de Caridade Brazilina Terra, em Tupanciretã, com sintomas de gripe e crise Respiratória Aguda, criou-se novamente um clima de atenção. A jovem de 18 anos foi submetida à coleta de secreção para analise que será encaminhada Laboratório Central de Saúde Pública Rio Grande do Sul (LACEN).
Conforme a Secretaria de Saúde do Município, a jovem, evolui positivamente ao tratamento, embora tenha apresentado problemas para respirar, febre alta, no momento está bem e não respira com ajuda de aparelhos. A paciente recebeu doses de tamiflu, durantes três dias.
Esta jovem, não teve relação ou convívio com o estudante Tailor dos Santos Rocha, 12 anos que faleceu, no último domingo, após ser transferido para cidade de Canoas, em decorrência do contágio pelo vírus H3N2. O caso fatal, deixou os especialistas em saúde no município em alerta.
A Secretaria de Saúde de Tupanciretã revela que os alunos, ou pessoas próximas do jovem, não apresentam problema. Outra questão importante de esclarecer, segundo o Órgão Municipal, é que se um paciente for medicado com tamiflu, nos próximos meses, não significa que este esteja contaminado pelo vírus, e se o antibiótico for liberado, para todos, poderá se criar uma super-resistência.
As crises gripais mais graves, com febres intermitentes, tosse, crises respiratórias, que evoluem para um quadro clínico de piora, serão tratadas com o tamiflu, onde somente o médico é o profissional indicado para receitar o medicamento.