Na última terça-feira (17), foi dado o primeiro passo para este projeto pioneiro em Tupanciretã, o prefeito, Carlos Augusto Brum de Souza – Progressistas, se reuniu em seu gabinete, para tratar do andamento do Programa de Equoterapia, método reconhecido por sua eficiência destinado a pessoas com dificuldade de aprendizado.
O local escolhido para as atividades e também o manejo com os cavalos, será o Complexo Tupanciretã.
O vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos – Progressistas, citou a importância do projeto e revelou que está observando com atenção para que seja aprovado em votação na Câmara, o legislador chegou a encaminhar um Projeto Sugestão, em novembro de 2017, falando sobre o tema.
Carlos Oliveira, elogiou o Executivo Municipal pela iniciativa, que segundo ele, irá reabilitar pessoas portadoras de deficiência física, mental, e trará melhora na socialização de pessoas com distúrbios evolutivos comportamentais.
A Administração Municipal contará com recurso federal, e dará suporte quando necessário, este projeto passará por votação em plenário, e tem origem do Executivo.
Na manhã desta segunda - feira (23), o projeto de lei 058/2018, que autoriza o município a criar o Programa Municipal de Equoterapia chegou ao plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã e foi apresentado aos legisladores municipais.
O projeto que conta com a utilização de animais equinos, será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as Secretarias de Educação e de Assistência Social do município.
O QUE É?
"A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Conceito da ANDE-BRASIL, 1999."