A Secretaria Estadual de Saúde autorizou a mudança de atendimento de gestantes de alto risco, de cidades que compõem a 9° CRS, para o município de Ijuí, informação confirmada pelo secretário municipal de saúde, Ezequiel Cella, e já publicado no Diário Oficial do Estado.
A solicitação partiu da Comissão Intergestores Bipartite/RS, a reivindicação era antiga, já que o risco de uma viagem à Capital é iminente.
O Hospital de Caridade de Ijuí passa a receber gestantes de alto risco tipo 1, de todos os municípios da 9° e 17° CRS, conforme Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, em 23 de agosto de 2019, que trata da resolução de número 328/19 – CIB/RS.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Ezequiel Cella, o governo estadual entendeu essa importante solicitação e projeta melhoria nesse tipo de atendimento.
“Reflexo do trabalho do COSEMS (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS), tenho certeza que nossas gestantes serão bem atendidas, pois até o presente momento, a gente não tinha o encaminhamento para gestante de alto risco. Muitas vezes nós tínhamos que sair daqui - como várias já foram – para serem atendidas em Porto Alegre, e fazer seu pré-natal de alto risco, agora vai ser em Ijuí, essa é uma demanda que estamos brigando há anos, e o Governador, Eduardo Leite, entendeu essa nossa preocupação,” afirmou Cella.