A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste orientar a população sobre o esforço que estará sendo feito ao longo deste final de ano com o intuito de atualizar e cadastrar as famílias de cada área de abrangência das unidades básicas de saúde.
Esse esforço tem como objetivo o enquadramento de metas, conforme normativa do Ministério da Saúde e orientação do Cosems RS, com intuito de maximizar os incentivos federais para a gestão de 2020. O atual esforço já resultou em um incremento de 144 mil reais para o próximo ano. Queremos chegar até a metade de 2020 com uma projeção de meio milhão para o segundo semestre.
1. Será estabelecido o sábado dia 14 de dezembro de 2019, como o Dia D de Cadastramento da População, que não se encontrava em domicilio quando da visita do agente comunitário de saúde. A unidade estará funcionando das 8:30 as 12:00 e das 13:30 às 17:00. Neste dia o posto atenderá unicamente para realização de cadastro ou atualização do mesmo. Importante levar os documentos CPF, RG e cartão SUS.
2. Todos os postos estarão atendendo, exceto a Unidade de Saúde Evandro Bopp (postão), devido que esta unidade é uma UBS que não conta com o apoio de agentes comunitários de saúde.
3. O cidadão/família que não foi visitado, deseja atendimento, e tem sua residência coberta por algum dos postos a baixo:
ESF 01 – Marcial Terra
ESF 02 – Gaúcha
UBS 03 – Pedreira
ESF 04 – Ana Terra
Deve entrar em contato com a unidade básica da sua área ou com a secretaria de saúde no telefone 3272 – 9700 ou 3307.
4. Nosso foco será a ampliação de atendimento, conjuntamente com a ampliação de recursos do ministério da saúde e o atendimento qualitativos das famílias, ou seja:
Após o cadastramento/atualização dos cadastros, a cobertura dos agentes comunitários se focará as famílias com maiores necessidades de atenção em saúde, direcionando os esforços.
Objetivo de descentralização completa da secretaria de saúde:
1. Como já vem acontecendo, o paciente não fica mais em posse da solicitação de exames. O médico solicita, e é assim lançado diretamente no sistema da secretaria de saúde, evitando que o paciente se desloque até a instituição.
Como a maioria dos exames são realizados fora do município, o paciente só será chamado para retirar a guia de autorização e a data de viagem. Sem filas ou idas até a secretaria.
2. Liberação de medicamentos nas unidades de saúde, havia um embargo em relação a isso, pois o conselho federal de farmácias entendia que tal liberação somente seria realizada com a supervisão de um profissional farmacêutico. O judiciário entendeu que isso só seria válido para medicamentos controlados e não para os demais. Assim, estamos organizando posto a posto a dispensação, a fim de que no próximo ano a farmácia da secretaria municipal seja o ponto de distribuição de medicamentos controlados e distribuição para as unidades básicas.
Ainda nesse ano cadastramos uma proposta para a qualificação da farmácia básica, serão apenas 11 vagas para os municípios de 20.001 a 50.000 habitantes, o cadastramento abriu no dia 28 de novembro e fecha dia 05 de dezembro, com um recurso de 24 mil reais para implementação e mais 6 mil reais mensais.
Solicitamos a qualificação do serviço de SAMU, com 18 mil reais a mais de financiamento.
Estamos com 78 mil reais, oriundos da consulta popular de 2016, que o estado depositou somente esse ano, o qual será usado na ampliação do postão para alocar o SAMU em sede própria.
Estamos licitando alguns itens como geladeiras especificas para vacinas, a fim de em início de 2020 ampliar para quatro postos de vacinação: os 3 que já existem: Postão, Vila Marcial Terra e Pedreira, e o novo, no esf 04, no complexo Tupanciretã.
Para metade de 2020 as reformas no posto da Gaúcha com a adequação de nova sala de vacinas.
Reformamos o posto da Vila Marcial Terra a fim de dar melhor qualidade de acesso as pessoas, ainda nos falta pintura e ar condicionado da recepção.
Estamos adequando a entrada do posto pedreira com o estacionamento para os pacientes e veículos de apoio, e no início de 2020, será reformado a parte interna e pintura para melhor qualidade e conforto dos pacientes.
Adquirimos a pouco uma van com 16 lugares e estamos licitando mais um veículo de 5 lugares.
Nossa frota hoje é composta por:
5 ambulâncias,
3 vans,
1 micro,
5 carros com capacidade para 5 ocupantes;
E transportamos para:
Porto Alegre
Santa Maria
Cruz Alta
Girua
Ijui
Passo Fundo
Faxinal do Soturno
Santo Ângelo
Lajeado
● Pacientes e familiares para clinicas de reabilitação e acompanhamento
● Fazemos todo o transporte de pacientes para Caps
● Pacientes que precisam realizar curativos diários nas unidades
● Pacientes que precisam de transporte para fisioterapia
● Todas as remoções entre nosso hospital e os demais que são referência, bem como o retorno dos mesmos,
● Pacientes que realizam hemodiálise 3 vezes na semana,
Em resumos, transportamos mais que o número total de habitantes do município.
Nós somamos a dois meses atrás a quilometragem de todos os veículos da saúde e dividíamos pela distância da terra a lua, dava pra ir 7.9 vezes até lá.
Em 2018 foram transportados 25.920 pacientes, sem contar os transportes realizados por ambulâncias e destinos específicos como internações compulsórias e acompanhamento de visitas.
São realizadas mais de 7 mil exames e consultas ao ano, nesses 7 anos são mais de 49 mil.
Parte da emenda parlamentar do dep Pedro Westphalen de 200 mil reais foram destinadas para consultas e exames, zerando a fila de espera até outubro de 2019.
● Ressonância Magnética
● Tomografia,
● Ultrassom de aparelho urinário,
● Transvaginal,
● Mamas,
● Próstata,
● Tireoide;
● Teste ergométrico,
● Eletrocardiograma,
● Espirometria,
● Mamografia.
Fomos até a imprensa, colocamos que íamos iniciar o chamamento para os exames, a secretaria entrou em contato telefônico com os mesmo, poucas pessoas não atenderam sendo assim foi chamado o próximo da fila. Teve casos que o paciente atendeu, buscou o exame e não compareceu a viagem.